Cidades

Mia Couto debate o panorama atual da literatura de língua portuguesa

Couto, autor do premiado Terra sonâmbula, e Gonçalo Tavares, de Canções mexicanas e Jerusalém, arrancaram aplausos e sorrisos da plateia

postado em 20/04/2014 07:15
Couto revelou o carinho pelo Brasil:

Quase nove mil quilômetros separam Maputo, em Moçambique, de Brasília. Para cruzá-los, Mia Couto passou horas distribuídas entre aeroportos, aviões e hotéis. Percalços insuficientes para desanimar o escritor, que tem sido figura marcante e constante na 2; Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Na última sexta-feira, o vencedor do Prêmio Camões 2013 palestrou sobre literatura de língua portuguesa, assunto que domina como poucos, ao lado do amigo e escritor português Gonçalo Tavares.



A meia hora do início do debate, uma fila com dezenas de admiradores já contornava o auditório Nelson Rodrigues. Os ingressos se esgotaram rapidamente. A professora Maria Angélica, 52 anos, saiu de Teresina para acompanhar os eventos da Bienal em Brasília. ;Vim do Piauí só para ver as palestras, não posso ficar sem assistir ao Mia Couto;, revelou. Inicialmente barrada por estar sem o ingresso correto, a docente insistiu até conseguir entrar.

Couto, autor do premiado Terra sonâmbula, e Gonçalo Tavares, de Canções mexicanas e Jerusalém, arrancaram aplausos e sorrisos da plateia. O tema era literatura da língua portuguesa, mas ambos foram além e dividiram histórias curiosas sobre suas respectivas vidas.

No tema central, os dois falaram sobre linguagem e escrita de língua portuguesa. ;O escritor deve estar atento, com um olho no passado e outro no futuro. Quanto à linguagem, acho que são meros traços. Livros, frases e letras são traços que nos fazem pensar, isso é a escrita;, apontou Gonçalo Tavares.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação