Cidades

Agnelo vai vetar projeto de lei que restringe acesso de cachorros a parques

Texto aprovado na Câmara Legislativa prevê que os pets só possam ser conduzidos por maiores de 18 anos e devem ficar em locais isolados e cercados, com coleiras e focinheiras

postado em 21/04/2014 09:59
O governador ressaltou a importância de guias e focinheiras, mas se opôs à restrição de espaço
Após campanha na internet e intensa polêmica sobre a relevância da atividade parlamentar local, o governador Agnelo Queiroz disse, nesta segunda-feira (21/4), que vai vetar o projeto de lei, da Câmara Legislativa, criado para impedir a circulação de animais em espaços ecológicos de lazer. Agnelo deu a declaração na saída da missa em homenagem ao aniversário da capital, na Catedral Metropolitana. "É preciso se preocupar com a segurança das pessoas que frequentam os parques, com o uso de guias e focinheiras, mas não restringir o convívio dos animais, muito salutar para a sociedade. Vou vetar a lei", disse.

Você é a favor ou contra o projeto de lei que quer restringir a entrada de cachorros em parques públicos? Participe da nossa enquete!

Na última quarta-feira (16/4), os distritais aprovaram, em primeiro e segundo turnos, o texto, de autoria da ex-deputada Luzia de Paula (PEN). O projeto de lei prevê que cachorros de qualquer porte levados a parques públicos devem ser conduzidos somente por maiores de 18 anos e ficar em locais isolados e cercados, com coleiras e focinheiras. A proposta permite a presença de cães nos parques, restrita a feiras, amostras e competições do gênero.

;Ora, a liberdade de um cão não pode sobrepor à liberdade do cidadão de se locomover;, alega a distrital no texto do projeto de lei, apresentado em 2011. Em caso de descumprimento de qualquer uma das regras, a multa é de pelo menos R$ 100 (valor a ser atualizado). A proposta gerou reação retumbante na internet. Donos de animais chegaram a organizar protesto, em forma de "cãominhada", previsto para o próximo sábado (26/4).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação