Cidades

Lavagem da Ponte JK causa congestionamento: "um absurdo", dizem motoristas

O acesso à ponte gerou uma retenção que começava na altura do shopping Pier 21

postado em 11/05/2014 13:23

Imagem do engarrafamento da Ponte Costa e Silva

A decisão de seguir com a limpeza da Ponte JK neste domingo (11/5) causou diversos transtornos para os brasilienses que tentavam ir para o Lago Sul. Por conta da comemoração do Dia das Mães, a região, que conta com diversos restaurantes e casas, viu o trânsito ficar travado a partir das 12h. Os principais acessos ao bairro enfrentaram longas congestionamentos.

O advogado Kléber Gomes, 30 anos, reclamou do trânsito e da falta de policiamento nas ruas do Lago Sul. "Levamos uma hora para conseguir ir almoçar. No sentido Plano Piloto - Lago Sul, estava tudo parado a partir da ponte do Gilberto (QI 5) até a QI 17. Um absurdo", afirmou ao Correio.

Pelas redes sociais, diversos leitores do Correio reclamaram da escolha da data para a realização da limpeza da ponte. Paulo Ramirez não aprovou a decisão. "Lamentavel a falta de planejamento que leva a lavar e a interditar a ponte JK hoje", escreveu. Érica Janaína também não gostou. "No Dia das Mães, muitas famílias saem de suas casas, certamente em um final de semana comum, o congestionamento seria menor".

Por volta das 12h, diversos pontos de lentidão foram registrados no Lago Sul e nos acessos ao bairro. A L4 Sul, principal ponto de chegada ao local, estava com forte retenção, segundo informações do Departamento de Trânsito (Dentran) do DF. As autoridades também informaram que a retenção chegava à L2 Sul -- principalmente nas imediações do acesso à Ponte Costa e Silva.



A limpeza da ponte prejudicou igualmente a circulação dentro do Lago Sul. Trechos próximos a QI 17 enfrentaram trânsito parado, por cerca de uma hora. A Ponte das Garças, que dá acesso ao centro comercial Gilberto Salomão, também enfrentou problemas de lentidão neste domingo. De acordo com relatos, não tinham agentes de trânsito, ou da polícia, para orientar os motoristas. A Polícia Militar admite a falta da agentes para monitorar o trânsito, mas alega que policiais só são destacados quando há acidentes ou para manutenção de semáforos.

Informações da Polícia Militar dão conta de que o trânsito ficou ruim por toda a avenida L4 Sul. O acesso a Ponte JK, que segue parcialmente interditado, gerou uma retenção que começava na altura do shopping Pier 21.


De acordo com o Detran, a lentidão se deve por conta da interdição parcial da pista da Ponte JK. O local passa por limpeza, que prevê o término da lavagem dos três arcos, das muretas de proteção, das calçadas e da parte inferior da edificação. De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) o término da operação está previsto para às 20h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação