Cidades

Após transtorno na Ponte JK, Novacap anuncia limpeza de outros locais

As operações serão realizadas no Buraco do Tatu, nos viadutos da região central de Brasília, Torre Digital e Planetário. A companhia estuda o horários de realização das operações para evitar congestionamentos

postado em 12/05/2014 11:32
Além da limpeza da Ponte JK, que que passaram pelo Lago Sul nesse Dia das Mães (11/5), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) fará a limpeza de viadutos e monumentos do Distrito Federal até o fim de maio para a Copa do Mundo.

Buraco do Tatu, viaduto do Conjunto Nacional, Planetário e Torre Digital estão entre os locais da operação
No Buraco do Tatu, todos os mármores que revestem os paredões serão trocados e pintados com tinta antipichação. A área será isolada para veículos, ciclistas e pedestres nos próximos domingos (18 e 25 de maio) das 7h às 17h.

Os viadutos do Conic, do shopping Conjunto Nacional, e do Teatro Nacional também serão lavados. A Torre Digital e o Planetário de Brasília estão no planejamento da companhia. A Novacap informou que estuda o horários de realização das operações para evitar congestionamentos.

Dia das Mães tumultuado
Muita gente se viu obrigada a enfrentar o congestionamento de mais de duas horas para chegar ao Lago Sul nesse domingo de Dia das Mais, devido à limpeza da Ponte JK. O estresse foi grande em dois momentos, entre as 12h e 15h e no fim do dia, das 17h às 19h. As principais vias de acesso à região ficaram praticamente paradas, além da avenida principal.

Motoristas enfrentaram longas filas por causa no bloqueio na Ponte JK, que passou por limpeza no domingo
A operação no monumento não terminou e a Novacap vai analisar nesta semana quando dará continuidade à operação, por causa do engarrafamento registrado. Ontem, os motoristas questionaram a ausência de sinalização adequada e de agentes de trânsito para garantir o fluxo. "Foi o maior congestionamento que já vi aqui na região", comentou o empresário Oswaldo Henrique Salles, 50 anos.



Desde as 8h, quando teve início a limpeza, apenas uma faixa da Ponte JK ficou liberada no sentido Lago Sul-Plano Piloto. Para compensar, ficou liberada a faixa central da Ponte Costa e Silva, na direção contrária. Às 14h, estava prevista a inversão desse trânsito na Ponte JK - ou seja, do Plano Piloto para o Lago Sul. Mas os congestionamentos na região provocaram a mudança antecipada das faixas, por volta das 13h40.

Sobre a falta de policiamento, o Departamento de Trânsito (Detran), informou que quatro equipes participaram da operação em cada um dos turnos - duas no ponto de fechamento da Ponte JK e duas no patrulhamento. Além disso, o órgão deslocou agentes para o primeiro semáforo na saída da JK, na altura da QI 17, para liberar o trânsito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação