Cidades

UnB sobe 4 posições em ranking das melhores universidades da América Latina

Entre 2013 e este ano, a Universidade de Brasília passou de 21ª para 17ª na lista que avalia as instituições federais da América Latina. A USP perdeu a liderança

postado em 28/05/2014 08:35
A Universidade de Brasília (UnB) subiu quatro posições no ranking da Quacquarelli Symonds (QS), consultoria britânica que identifica as melhores instituições de ensino superior da América Latina, divulgado na terça-feira (27/5). Enquanto na avaliação de 2013, a UnB ficou na 21; posição, neste ano, ela aparece na 17;. De um modo geral, o Brasil teve um resultado expressivo, com seis instituições entre as 10 melhores, duas vezes maior que a quantidade em 2013. O tropeço, porém, ficou por conta da Universidade de São Paulo (USP). Líder havia três anos, a instituição caiu para a segunda colocação.

Ivan Camargo, reitor:
São sete os critérios usados para ranquear as instituições, entre eles, a reputação acadêmica, a proporção de professores com PHD e as citações por publicação. O reitor da UnB, Ivan Camargo, avalia que a melhoria na avaliação pode ser o reflexo de uma consolidação após um período de expansão, com aumento no número de cursos e alunos nos últimos anos. ;Temos o potencial de voltar a ser uma das melhores do Brasil. A nossa expansão está mostrando bons resultados. Passamos pelo processo de transição e, agora, precisamos de tempo para consolidar a universidade, porque não adianta expandir sem qualidade;, disse.



No critério sobre a reputação dos egressos da universidade no mercado de trabalho, a UnB ganhou 20 pontos de 2013 para cá, passando da nota 30,2 para 55,5. Apesar de a avaliação não ser alta, Camargo diz ter certeza que o egresso está indo bem no mercado, mas pondera que ainda falta informação sobre a posição atual do ex-alunos. ;Estamos trabalhando para melhorar isso. A Comissão Permanente de Avaliações já fez demandas para avaliar onde estão nossos estudantes para que tenhamos dados mais precisos para informar a todo tipo de avaliação. Esperamos que na próxima tenhamos uma evolução.; O quesito em que a UnB menos se destacou foi o de citações por publicações internacionais.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação