Cidades

De 7 projetos para a Copa, 3 estão prontos, 1 em andamento e um nem começou

A urbanização do Mané Garrincha e o Eco Camping ficaram só no papel

postado em 03/06/2014 06:01
Clique para ampliar
Diferentemente de outras cidades sedes, Brasília terá o aeroporto reformado e ampliado antes do início da Copa do Mundo, assim como as vias de acesso ao terminal e o viaduto no fim da W3 Sul. Até o evento, que começa em 12 de junho, também estará entregue a revitalização da Torre de Tevê e dos novos jardins em seu entorno. Mas algumas das obras previstas no pacote de benfeitorias para o Mundial ficarão para depois. O prometido Eco Camping, com capacidade para 900 pessoas nem sequer teve as obras iniciadas. Diante dos questionamentos da Justiça e do curto prazo, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também está longe de ser uma realidade na capital ; e já havia sido retirado da lista de obras de mobilidade urbana para o evento.

A maior novidade para quem mora em Brasília ou vai desembarcar na cidade para acompanhar alguma das sete partidas da Copa é o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Parte da ampliação dele, o Píer Sul, foi entregue em abril. As pontes de embarque e desembarque de aeronaves aumentaram de 13 para 29. A Inframerica, administradora do terminal, também concluiu a ampliação do estacionamento e entregou um novo sistema de esteiras para entrega de bagagem. O Píer Norte foi inaugurado no fim do mês passado.

As novidades, dentro e fora do aeroporto, chamam a atenção dos passageiros. O empresário Leandro Mascarenhas, 29 anos, passou pelo terminal aéreo com a família para ir para Manaus, cidade onde vive, e se surpreendeu com as mudanças. Ele estava com a namorada, a assistente administrativo Kayciane Lima, 29 anos, e a filha, Emily Luane Mascarenhas, 5.

Acostumado a fazer conexões na capital federal, ele ficou surpreso com a reforma. ;Está muito bonito e organizado. Os banheiros estão bem melhores, e as esteiras rolantes são um serviço ótimo e ágil. Sem contar que antes ficávamos amontoados naquela sala pequena esperando o voo. Agora, está muito mais confortável;, comenta Leandro. Apesar das novidades, o empresário não deixou de fazer algumas queixas. ;Eu achei que falta informação para quem precisa tirar uma dúvida;, completa.

Pistas
Já as obras do Balão do Aeroporto foram entregues pelo governo do Distrito Federal em maio. A reforma teve início em abril de 2013 e custou R$ 53 milhões. Segundo o GDF, o valor é 45% menor do que o previsto inicialmente. A obra incluiu a construção de passagens subterrâneas e a reformulação da rotatória. O viaduto tem 700 metros de extensão, com 300m de área coberta. A obra também incluiu serviço de paisagismo, com a colocação de grama e flores. Os postes de iluminação que ficam antes do túnel do novo viaduto, no entanto, ainda estão desligados. A Companhia Energética de Brasília (CEB) não tem previsão para ligar os equipamentos.

Para o governo, a ampliação da pista que liga o aeroporto ao centro da cidade compensa a ausência do VLT. ;Entre as intervenções na DF-047, estão a ampliação e a restauração das duas pistas existentes, a reforma do Balão do Aeroporto e a construção de um viaduto de acesso e duas vias marginais;, destaca, em nota oficial, a Coordenadoria de Comunicação para a Copa (ComCopa). Já os acessos viários do fim da W3 Sul deverão passar por intervenções até o fim do mês para a conclusão das obras do viaduto da região. A via terá oito acessos, dos quais três não existiam antes do início dos trabalhos. O complexo viário será entregue ao custo de R$ 20 milhões.

Estádio
Faltando nove dias para o Mundial, a área no entorno do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha já está nas mãos da Fifa, mas máquinas não param. Próximo à arena, homens trabalham para concluir a revitalização da Torre de TV. As obras do Jardim Burle Marx incluem o paisagismo, as calçadas e a ciclovia da região. Tudo deve estar funcionando antes do início da Copa, promete o GDF. A segunda etapa, que contempla a implantação dos espelhos d;água, vai ficar para depois.

Em volta do estádio, onde deveria haver um projeto paisagístico, o governo faz apenas o recapeamento do asfalto para o acesso dos torcedores. A ideia inicial de fazer um projeto de urbanização e paisagismo para facilitar o acesso de pedestres e ciclistas e de construir até um túnel a fim de ligar o Centro de Convenções Ulysses Guimarães ao estádio também não será concluída agora. Isso porque o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) questionou na Justiça o projeto de mais de R$ 300 milhões.

Trânsito
A construção do balão tem o objetivo facilitar o deslocamento de moradores do Park Way, do Núcleo Bandeirante, do Lago Sul e de usuários do aeroporto. Cerca de 80 mil carros passam pelo local todos os dias. A expectativa é que o novo acesso reduza em 10 minutos o tempo no trânsito na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação