Cidades

Árvores passam por checape em avaliação sobre a necessidade de derrubada

Três aparelhos com tecnologia de ponta vão medir os danos e a necessidade de corte de árvores a partir da observação dos danos internos nos troncos

postado em 22/07/2014 09:10
Técnico faz demonstração do uso do resistógrafo: equipamento faz perfuração na árvore

Com o status de uma das cidades mais arborizadas do país, Brasília apresenta alguns trechos de risco para a população, com galhos que podem cair a qualquer momento em calçadas, passeios, áreas de recreação e carros. O serviço de poda da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) será incrementado, a partir de agosto, com três aparelhos com tecnologia de ponta para medir os danos e a necessidade de corte de árvores. A empresa comprou um tomógrafo e dois resistógrafos, que prometem dar diagnósticos completos da saúde das plantas no Distrito Federal.

De acordo com o órgão, cerca de 800 árvores caem anualmente na capital: só em 2014, 721 foram cortadas por risco de queda. Até a chegada dos novos aparelhos, a avaliação era feita a partir dos conhecimentos de três engenheiros florestais e seis técnicos agrícolas. ;Eles faziam uma avaliação visual, de acordo com a experiência deles, sobre o tipo de planta, o risco de queda. Com esses dois equipamentos, vamos ter noção da sanidade da árvore e do quanto vamos ter que tirar da planta, de acordo com o risco de cair;, comenta o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Rômulo Ervilha.


Os aparelhos que mais serão usados no dia a dia são os resistógrafos, segundo Ervilha, pela facilidade de serem manipulados pelos técnicos. Se o uso do tomógrafo for necessário, ele também sairá da caixa. ;Nas próximas duas semanas, vamos fazer um treinamento com o pessoal. Avaliaremos as árvores com risco aparente. Geralmente, o técnico faz uma vistoria inicial, de acordo com o local em que a planta se encontra e o perigo de queda. Sabendo disso, verificaremos as que realmente precisam da poda, sanando qualquer dúvida que tivermos quanto ao interior do tronco;, explica o servidor da Novacap.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação