Cidades

Reencarnação do primeiro Gyalwang Drukpa, líder budista, está em Brasília

Ele afasta a imagem de intocável de mestres religiosos e se mostra como uma pessoa comum, que também quer aprender

Leonardo Meireles
postado em 26/07/2014 09:56

Durante a semana, Gyalwang Drukpa esteve com meninos de rua que participam de uma escola no Parque da Cidade

Ele dorme de duas a três horas por noite. Viaja constantemente para os mais diversos países, sem deixar de tomar conta de cerca de 800 monastérios em locais como Nepal, Tibete e Índia. Passou a infância e a adolescência em um treinamento rígido, sem tempo para diversão ou atividades comuns a essas faixas etárias. Mesmo assim, o sorriso não deixa o rosto de Sua Santidade Gyalwang Drukpa por nem um segundo. Segundo ele mesmo, nenhuma exigência estranha para quem leva o título de líder e orientador espiritual, a autoridade máxima da linhagem Drukpa do budismo tibetano.

A 12; encarnação de Gyalwang Drukpa está em Brasília desde a última quarta-feira e vai embora amanhã depois de uma série de palestras, lançamento de um livro e encontros com a comunidade. É o objetivo de vida daquele que nasceu com o nome de Jigme Pema Wangchen. O ano era 1963. Dzogtchen Jitchen Vairotcha, pai do menino, e Kelsang Yudron, a mãe, estavam em peregrinação à Índia quando o pequeno nasceu. O casal já seguia a tradição budista, por isso, naturalmente Wangchen acabou encaminhado à religião.



;Não foi uma descoberta, não sou eu quem escolho. Desde muito novo, os sentimentos estavam dentro de mim. Eu nem falava ainda e eles estavam lá;, conta, sobre a vontade de ser budista e o dom para liderar milhões de pessoas pelo mundo. Quem ouviu as palavras calmas e viu o sorriso estampado no rosto de Gyalwang Drukpa, imagina que aquele senhor possui a sabedoria suficiente para viver feliz o tempo todo. Ou tenha o segredo para que a humanidade viva melhor. Mas não funciona bem assim. Do alto do 13; andar de um hotel chique em Brasília, ele lembra a época em que tinha 4 ou 5 anos e foi enviado para um mosteiro. Com direito a oito professores totalmente dedicados a ele ; afinal, ele era a 12; encarnação de Tsangpa Gyare, o primeiro da linhagem Drukpa ;, a santidade tem consciência do sofrimento a que foi submetido.

Programação

Sábado
; Último dia do workshop Felicidade genuína: como construir uma vida mais significativa e com consciência plena
; Das 10h às 12 e das 15h às 17h, na Universidade de Brasília

Domingo
; Iniciação do Buda da Medicina
; Das 9h30 às 12h, no Parque da Cidade

Inscrições e informações no site gyalwangdrukpa.org.br

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação