Cidades

Brasilienses podem esperar por mais um dia frio nesta segunda-feira

A temperatura mínima registrada foi de 12º C; a máxima não deve passar
dos 24º C

postado em 28/07/2014 09:02
Manhã fria faz brasilienses abusarem dos agasalhos

O dia amanheceu nublado, com névoa em algumas áreas do Distrito Federal, nesta segunda-feira (28/7). O brasiliense que saiu de casa logo cedo enfrentou um frio de 12; C. A máxima não deve passar dos 24; C. Como nos últimos dias, a previsão é de chuva. A umidade relativa do ar deve variar entre 100% e 50%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As baixas temperaturas, comuns nesta época do ano, vieram acompanhadas de precipitações que tomaram de surpresa quem vive na capital. Porém, o fenômeno tem alguma frequência, pelo menos de acordo com especialistas. Segundo dados do Inmet, desde 1995, Brasília teve sete meses de julho com chuvas: além do ano citado, as precipitações ocorreram em 2000, 2001, 2002, 2005, 2013 e 2014. Porém, desde 2001, a média não era tão grande.

Do início do mês até este domingo (27/7), foram registrados quatro dias chuvosos: 21, 25, 26 e 27. No ano passado, houve ocorrência semelhantes apenas no dia 19. De acordo com o meteorologista Hamilton Carvalho, na última segunda-feira, os medidores marcaram 6,8mm de precipitações. O especialista justifica a ocorrência: uma frente fria chegou ao país no fim do mês, o que justifica a quantidade incomum de chuva na Região Centro-Oeste. ;Ainda há previsão de nevoeiro, névoa úmida e chuviscos para a área, pelo menos até quarta-feira;, assegurou.



A umidade relativa do ar também se manteve alta durante o período. Ainda segundo o Inmet, entre o dia 21 e a tarde de ontem, a média ficou entre 35% e 90%. ;Mas não foi diferente do ano passado. Ela só começa a cair mesmo a partir de agosto, quando as temperaturas sobem;, completou Hamilton. O Eixão Norte, que tradicionalmente fica tomado aos domingos ; quando é fechado para o trânsito de veículos automotores ;, estava praticamente vazio. Apenas poucos moradores arriscaram correr. Quem saiu de casa caprichou nos agasalhos.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Com informações de Rafael Campos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação