Cidades

Candidatos ao Governo do DF participam de debate nesta quarta-feira

Após responder perguntas já definidas pela organização, os cinco candidatos poderão fazer perguntas entre si

postado em 30/07/2014 13:13
Pela primeira vez, os cinco principais candidatos ao Governo do Distrito Federal estarão no mesmo ambiente para discutir projetos e biografias. Eles participam nesta quarta-feira (30/7) de um debate promovido pela Associação Comercial do DF (ACDF), em parceria com a Tendências e Negócios, Editora e Produções (TEN). Nos seis primeiros blocos, os concorrentes responderão a perguntas já definidas pela organização. Somente na parte final, poderão fazer perguntas entre si. Pelo sorteio, o governador e candidato à reeleição Agnelo Queiroz (PT) se sentará ao lado de José Roberto Arruda (PR), com quem já trocou farpas nesta campanha.

Agnelo vai mostrar investimentos em saúde, transporte e educação

Entre os temas que serão debatidos estão saúde, segurança e educação (Veja quadro). O presidente da ACDF, Cléber Pires, explicou que os candidatos também serão questionados sobre possíveis soluções para o setor produtivo. ;Vejo de forma positiva esses candidatos terem aceitado discutir os temas. Democracia é isso. Esperamos um debate respeitoso e melhores propostas para governar;, complementa.

Há uma semana, representantes das campanhas se encontraram com os organizadores do debate e foram informados das regras do evento. Comprometeram-se, inclusive, em fazer acordo com cabos eleitorais para que não façam bagunça no auditório. A capacidade é para 150 pessoas e todos os assentos já estão lotados. Quem quiser acompanhar o debate em tempo real pode acessar o site da ACDF. No próximo domingo, a TV Brasília também transmitirá o evento, às 13h.

Arruda:

Estratégias
A partir das 11h de hoje, o candidato do PSol, Toninho, se reunirá com a coordenação de campanha e especialistas da área orçamentária para acertar os últimos pontos do debate. A intenção é preparar o banco de respostas para as perguntas da classe empresarial. ;De antemão, o que vou dizer é que o empresariado não precisa ter medo de um governo do PSol. Faremos justiça tributária. Quem tem mais paga mais, e quem tem menos, paga menos;, diz.



Arruda afirmou que usará a oportunidade para apresentar soluções destinadas à demanda dos brasilienses. ;Tenho ouvido da população que há o clamor por uma gestão mais ágil, mais eficiente;, afirma.

Agnelo aproveitará o momento para falar sobre sua gestão. Como tem feito durante as agendas de campanha, vai focar nos investimentos nas áreas da saúde, transporte e educação. ;A expectativa é positiva, para um debate de alto nível;, sustenta o petista.

Apesar de negar o rótulo de terceira via, Rodrigo Rollemberg (PSB) deve, no debate, manter a mesma estratégia que vem adotando durante a campanha. Ele quer ficar distante de eventuais embates entre Agnelo e Arruda, pois pretende falar, justamente, para o eleitorado que rejeita ambos. ;Formulamos o plano de governo mais completo e consistente. Vamos mostrar como será nosso eficiente modelo de gestão;, antecipa.

O tucano Luiz Pitiman (PSDB) também quer fugir de críticas pessoais. ;Não vou me apequenar nesse debate. A população quer saber de quem são as melhores propostas, não quem tem mais ou menos problema;, argumenta. Apenas a candidata Perci Marrara (PCO) não vai participar do debate. Segundo a organização, ela não foi localizada.

Lado a lado

; O debate terá duração de 90 minutos e será dividido em sete blocos. No primeiro, o assunto será segurança pública, seguido por saúde, desenvolvimento econômico, educação, transporte, esporte e mobilidade. O último é dedicado a perguntas entre os candidatos. Pelas regras, eles não podem fazer duas perguntas para o mesmo concorrente. A discussão será mediada pela jornalista Liana Alagemovits. Um sorteio foi feito com a presença dos representantes dos candidatos e os lugares foram definidos. Da esquerda para a direita, fica assim: a mediadora, Agnelo Queiroz, José Roberto Arruda, Toninho do PSol, Rodrigo Rollemberg e Luiz Pitiman.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação