Cidades

Meu pai é um herói, assim como o sargento Silvio Delmar Hollenbach

Filho do homem que socorreu menino atacado por ariranhas no zoológico acredita em exemplo de amor ao próximo. O Correio conta histórias de quem se arrisca para salvar vidas

postado em 10/08/2014 06:02
Nos desenhos ou nos filmes, os heróis salvam mocinhas, crianças e vítimas em perigo. Mexem com o imaginário dos pequenos, que logo acreditam em superpoderes. Os personagens são capazes de voar, perceber situações de risco a quilômetros de distância e ainda ter fôlego para proteger o mundo. Qual criança não imagina que o pai se encaixa nesses padrões? Um salvador. Se, para muitos, essas histórias só existem na ficção, para alguns homens reais, as fatalidades do dia a dia os tornam verdadeiros exemplos para a sociedade. Em homenagem ao Dia dos Pais, o Correio conta hoje as histórias de brasilienses que conseguiram ultrapassar as barreiras do comum. Viraram heróis. A habilidade especial deles é a vontade de ajudar o próximo.

Silvio Delmar Hollenbach Júnior, 44 anos, teve motivos que o inspiraram a seguir a profissão de médico e para construir o seu caráter. Aos 7, viu o pai ser arrastado por dezenas de ariranhas no fosso do Zoológico de Brasília. Com o mesmo nome do filho, o então sargento do Exército Silvio Hollenbach não pensou duas vezes antes de pular a grade que separava os animais dos visitantes para salvar um menino de 13 anos. Conseguiu. Adilson Florêncio da Costa sobreviveu, mas os quatro filhos do sargento perderam o pai poucos dias após o ataque. É um dos momentos mais marcantes da história de Brasília.

O episódio provocou mudanças drásticas na rotina dos Hollenbachs, mas o exemplo de altruísmo não saiu da cabeça dos filhos. A atitude do patriarca permeia a vida dos descendentes. Silvio Hollenbach Júnior se dedica a salvar vidas. Formou-se em Porto Alegre, após concluir os ensinos fundamental e médio no colégio militar da região. ;Nessa época, a gente acaba homenageando a mãe, que também se tornou pai. Mas ele me inspira em muito do que faço. Morreu para salvar uma criança. Hoje, quando consigo resolver o problema de um pequeno e vejo a felicidade no rosto dos pais, me sinto gratificado. Eu me lembro dele;, conta o filho mais velho.

Quando concluiu o curso de medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), uma coincidência e uma deferência trouxeram Silvio Hollenbach de volta a Brasília. ;Meu irmão estava no quartel e encontrou um general. Ao ver o sobrenome dele, o general perguntou: ;Você é filho do sargento Hollenbach?; Ele respondeu que sim e contou sobre minha formação. Logo, o general informou que viria dirigir o HFA no ano seguinte e que me queria na equipe;, conta o médico. Vinte anos depois da tragédia, Silvio voltava ao Hospital das Forças Armadas (HFA), onde há uma homenagem ao pai no auditório da unidade.

Tributos a Hollenbach, aliás, não faltam. Além do busto de bronze na entrada do Zoológico de Brasília, que leva seu nome, há reverências a ele em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. ;Nunca me vi em uma situação como a que ele passou, de ter que colocar minha vida em risco para salvar outra. Acredito que era o destino dele;, diz.

A matéria completa para assinantes está . Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação