Cidades

Em vídeo, Arruda diz que "está trabalhando" para vitória no TSE

Os vídeos foram entregues ao Ministério Público do DF, que vai enviar o material ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot

Helena Mader
postado em 26/08/2014 19:22

No dia do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral que decidirá seu futuro político, o ex-governador José Roberto Arruda, candidato do PR ao governo, surge como personagem de mais um vídeo polêmico. Imagens e áudios gravados no último dia 21, na casa do advogado Eri Varela, mostram Arruda conversando com aliados de Joaquim Roriz sobre o julgamento do TSE. O ex-governador diz que "está trabalhando" para conquistar votos de ministros da Corte e afirma aos interlocutores já ter pelo menos o posicionamento favorável de dois integrantes do TSE. Os vídeos foram entregues ao Ministério Público do Distrito Federal, que vai enviar o material ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

[VIDEO1]

Em um dos diálogos divulgados, Arruda cita Túlio Arantes, que foi procurador-geral de seu governo, e afirma que iria procurá-lo para buscar ajuda no TSE. "Eu tô indo agora conversar com o Túlio Arantes, porque o Túlio era meu procurador-geral... E um dos votos que vão ter agora, pode ser de um amigo dele... Eu vou pedir pra ele ir lá né?".

Na conversa com Eri Varela, que é advogado e aliado de Joaquim Roriz, Arruda não se mostra otimista quanto ao resultado do julgamento na Corte eleitoral. "A situação que eu tenho hoje, é que... eu tenho uma chance no TSE menor", afirma o ex-governador. Ele diz, entretanto, que acredita ter "90% de chance" no "caminho da cautelar".
[SAIBAMAIS]
Em junho, advogados de Arruda entraram com a Medida Cautelar n; 22833 no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar anular os processos a que responde no TJDFT em decorrência da Operação Caixa de Pandora. O ex-governador alega a suspeição do juiz Álvaro Ciarlini, que o condenou por improbidade administrativa em primeira instância. Essa condenação, confirmada em segunda instância, foi o que levou o TRE a enquadrar o ex-governador como ficha suja.

[VIDEO2]

Arruda reconhece para os interlocutores a possibilidade de buscar uma nova alternativa para ganhar as eleições, caso a impugnação de sua candidatura for mantida. "Essa é uma luta, que eu estou nela... vou até o final... Se a gente ganhar, ganhou... Se não ganhar vamos ter que descobrir um caminho para ganhar a eleição sem eu (sic)".

Em um dos trechos, Arruda cita o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Eri Varela pergunta ao ex-governador sobre o voto de Gilmar Mendes e pergunta se Arruda não se dava bem com o ministro do STF e do TSE. O candidato do PR responde negativamente, mas afirma: "O Fernando Henrique é que está trabalhando".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação