Cidades

Brasília tem segunda maior taxa de crescimento populacional entre capitais

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, o Distrito Federal é o quarto município mais populoso do Brasil, com 2,8 milhões de habitantes

postado em 29/08/2014 06:02
A população do Distrito Federal cresce a uma velocidade que a administração pública não consegue acompanhar. Prova dessa equação desigual são as longas filas nos hospitais, os problemas no transporte público e na segurança. Atualmente, Brasília é o quarto município mais populoso do Brasil, com 2.852.372 habitantes, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as capitais, a cidade teve a segunda maior taxa de crescimento entre 2013 e 2014: 2,25%.

Quando se analisa a área metropolitana, a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do DF (Ride) ocupa o quinto lugar entre as mais populosas do país. Os 4.118.154 habitantes representam 2,03% do total. Em destaque na pesquisa, o DF ultrapassou municípios como Belo Horizonte e Fortaleza e se aproxima cada vez mais do terceiro colocado, Salvador. ;A taxa de crescimento daqui é o dobro da nacional. No país, observamos uma desaceleração do fluxo migratório, em parte explicada pelas políticas de transferência de renda. Isso reduz a motivação da pessoas de migrar para um grande centro;, explica o presidente da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), Júlio Miragaya.

No DF, o fluxo migratório continua alto devido à renda elevada dos habitantes. Esse cenário oferece oportunidades de trabalho de baixa qualificação ou para atuação como pequenos empreendedores. ;Isso não acontece mais em algumas cidades, como São Paulo, por exemplo, que têm atividade econômica ancorada na indústria. Lá, a mecanização e a automação do setor têm gerado cada vez menos empregos, além de demandar mão de obra mais qualificada;, completa Miragaya.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação