Cidades

Urnas biométricas estão disponíveis para testes neste fim de semana no DF

TRE disponibiliza equipamentos para que a população conheça o funcionamento antes do dia das eleições

Luiz Calcagno
postado em 30/08/2014 11:41
População aprender a utilizar as novas urnas biométricasA população poderá treinar o uso das urnas biométricas. O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) disponibilizará os equipamentos neste sábado (30/08) e amanhã, domingo (31/08).


O tribunal espalhará as máquinas em sete pontos, em seis Regiões Administrativas. A intenção do órgão é levar as urnas a pontos de grande circulação de pessoas para que os brasilienses entendam como elas funcionam. A população simulará votos nos equipamentos, e poderão tirar dúvidas sobre os procedimentos e a documentação exigida para votar em cinco de outubro.



Os curiosos recebem uma lista de candidatos e partidos fictícios para simular o voto. A sequência de votos será a mesma apresentada em 5 de outubro. Depois de testar o equipamento, o eleitor ganhará um Guia do Eleitor e será orientado a anotar os nomes e números de candidatos para não esquecê-los na hora de votar.

O projeto teve início em 22 de agosto, e vai até 14 de setembro. Até agora, o TRE já instalou 30 urnas para demonstração. O órgão disponibilizou, ainda, 90 servidores que acompanham os equipamentos e conversam com a população em feiras, shopping centers, terminais rodoviários, cartórios eleitorais e supermercados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação