Cidades

Candidatos confrontam ideias no Correio Braziliense e na TV Brasília

Participantes da corrida ao Palácio do Buriti se encontrarão hoje, às 22h30, com transmissão pela tevê, a fim de discutir os planos para o Distrito Federal

Helena Mader
postado em 02/09/2014 06:03
Participantes da corrida ao Palácio do Buriti se encontrarão hoje, às 22h30, com transmissão pela tevê, a fim de discutir os planos para o Distrito Federal

Na reta final da campanha, a pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições, cinco candidatos ao Governo do Distrito Federal se enfrentam hoje, a partir das 22h30, no debate promovido pelo Correio Braziliense e pela TV Brasília. Durante o encontro, que terá transmissão ao vivo pela televisão e pelo site , os participantes da corrida pelo Palácio do Buriti vão responder a perguntas de jornalistas dos Diários Associados e também terão a oportunidade de um confronto direto. O objetivo é mostrar o perfil e as propostas dos candidatos e ajudar os brasilienses a escolherem seu candidato ao GDF.

Confirmaram presença no evento o governador Agnelo Queiroz (PT), candidato à reeleição, o ex-governador José Roberto Arruda (PR), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB) e Antônio Carlos de Andrade, o Toninho do PSol. As regras foram acertadas entre os organizadores do debate e a coordenação de todos os candidatos.

O debate promovido pelo Correio e pela TV Brasília terá um formato diferenciado, o que deve estimular um confronto direto de ideias entre os participantes. Em vez de se posicionarem lado a lado no estúdio, como nos moldes tradicionais, os cinco concorrentes estarão frente a frente, em uma mesa redonda.

A transmissão do evento será dividida em quatro blocos e terá duração total de 1 hora e 30 minutos. Na primeira parte do debate, cinco jornalistas do Correio e da TV Brasília vão fazer perguntas aos candidatos, por meio de sorteio. Nesse bloco, não haverá direito a réplicas. O segundo e o terceiro blocos serão destinados ao embate direto entre os concorrentes. Eles terão a oportunidade de questionar os rivais sobre os principais temas levantados desde o início da campanha eleitoral, como saúde, educação e gestão pública. Nessa parte, haverá réplica e tréplica. No quarto e último bloco, os candidatos poderão usar o tempo para fazer as considerações finais.

Embate

Com o clima quente da reta final da disputa, as trocas de farpas e as acusações entre os concorrentes diretos também devem entrar na pauta. Integrantes da direção da empresa vão analisar os embates, e os pedidos de direito de resposta também passarão pelo crivo de especialistas em direito eleitoral, que vão acompanhar o enfrentamento dos candidatos dentro do estúdio.

O superintendente da TV Brasília, Luís Eduardo Leão, avalia que o debate terá papel fundamental para os eleitores brasilienses que vão acompanhar o enfrentamento. ;Estamos empenhando nossos melhores esforços para dar uma grande contribuição à cidade. Nossa meta é que as pessoas acompanhem esse confronto de ideias para que possam votar de maneira consciente;, comenta Leão ; quase 1,9 milhão de eleitores participam do pleito este ano. ;O grande diferencial com relação a outros debates é o leiaute escolhido, em que os candidatos poderão ficar frente a frente, com olhos nos olhos, confrontando ideias e projetos para a cidade. Desde o debate eleitoral de 1989, eu não via esse modelo;, acrescenta.

Estratégias

Entre os candidatos e os coordenadores de campanha, é unânime a opinião de que o debate dos Diários Associados será uma boa oportunidade para cada um dos postulantes políticos mostrarem seus projetos. Coordenador de campanha do candidato à reeleição, Agnelo Queiroz (PT), Raimundo Júnior afirma que o chefe do Executivo deve seguir a mesma linha de atuação dos demais encontros. ;Nossa tática é fazer a defesa de nosso governo e apontar os compromissos com a cidade. Vamos manter a linha propositiva;, defende.

Na opinião de Alexandre Varela, coordenador da campanha de Toninho (PSol), um dos pontos mais favoráveis do debate do Correio e da TV Brasília será a repercussão do encontro. ;A audiência é grande, por isso, entendemos que a nossa participação nesses encontros é uma prioridade;, diz. ;Temos pouco tempo de televisão e rádio. Vamos mostrar propostas e confrontar os demais candidatos em suas incoerências;, avisa.

Coordenador da campanha do senador Rodrigo Rollemberg (PSB), Hélio Doyle afirma que, além de propostas, é preciso discutir diferenças. ;O Rodrigo, como candidato de oposição que é, tem que dizer o porquê de ser contrário à linha dos demais concorrentes, mas isso não quer dizer que ele vai atacar. Vamos manter a mesma linha de atuação dos demais encontros;, opina.



Favorito nas pesquisas, Arruda (PR) mantém um discurso que prega uma ;atitude propositiva durante o debate;. ;Vamos mostrar nossos projetos para a cidade. Que cada candidato explique as suas propostas para resolver os grandes problemas do DF. Vamos seguir com esse pensamento, até porque esses são os conselhos que temos recebido das diversas pessoas com quem temos conversado diariamente nas ruas da cidade;, afirma o concorrente.

Reivindicando para si a terceira via nas eleições, o deputado federal Pitiman (PSDB) faz questão de reforçar que o encontro pode contribuir para os eleitores conhecerem mais sobre cada um dos concorrentes. ;Como todos nós já participamos de outros debates, vamos chegar ao encontro com todas as ideias organizadas;, afirma. Para Pitiman, será a chance de mostrar à população que sua candidatura representa uma alternativa de terceira via. ;Todos os candidatos estão há um quarto de século no poder sem apresentar novidades. Eu quero mudar Brasília de verdade;, critica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação