Cidades

Matemática é o tema do 2º fascículo do Correio para as provas do Enem

Não importa se o curso é da área de humanas ou de exatas. Em quaisquer dos casos, saber matemática é uma exigência comum. O segundo fascículo da série Correio Braziliense no Enem aborda o tema e dá mais uma contribuição aos que se preparam para as provas

postado em 16/09/2014 06:01

As estudantes Marina Cristina, Heloísa e Flávia Daniela reconhecem que obter uma boa nota em matemática é essencial para realizar o sonho de ingressar na universidade

Única disciplina a ter prova exclusiva no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), matemática é o tema do segundo fascículo da série Correio Braziliense no Enem. Com 5h30min de duração e 45 questões de múltipla escolha, a avaliação será realizada em 9 de novembro, com a prova de linguagens, códigos e tecnologias e com a de redação. ;Matemática corresponde a 25% da prova objetiva, logo, é uma disciplina que exige atenção do candidato. Desde que o Enem passou a ser porta de entrada para universidades federais, as questões têm se tornado mais complexas;, diz o primeiro-sargento Ronan Gomes de Amorim, coordenador de matemática do Colégio Militar Dom Pedro II.

O docente destaca alguns temas recorrentes na prova. ;As questões costumam ser contextualizadas, trazem assuntos do cotidiano do candidato. Estatística, matemática financeira, gráficos e funções, aplicados ao dia a dia, aparecem bastante no exame.; Outro aspecto destacado por Amorim é o tempo que os participantes terão para fazer a prova. ;O aluno tem cerca de três minutos para resolver cada questão, então é preciso ficar atento;, alerta.

O professor de matemática Auris Rafael Inácio, do colégio Leonardo Da Vinci, concorda. ;Costumo orientar os alunos a resolverem questões em testes anteriores à prova marcando o tempo.; Inácio destaca ainda que os candidatos devem se concentrar nas questões mais fáceis. ;É melhor ir pulando as perguntas mais difíceis e voltar a elas no final;, recomenda. Entre as particularidades do Enem, está a restrição do uso de calculadora. Auris dá a dica: o candidato deve estudar sem a ajuda do instrumento. ;Fazer as quatro operações básicas da matemática está entre as competências cobradas pelo exame (veja quadro), então o aluno deve estudar sem a calculadora;, diz.

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