Cidades

Centenário do pioneiro Ernesto Silva será comemorado até o próximo sábado

O médico, professor, veterinário e oficial do Exército completaria hoje 100 anos. Celebrações, homenagens e festas estão sendo realizados desde 11 de setembro

postado em 17/09/2014 06:20

O carioca viveu em Brasília 57 dos 95 anos: relevância histórica desde antes da fundação de Brasília

Carioca de Vila Isabel, o pediatra Ernesto Silva viveu praticamente toda a vida em Brasília. Aqui, chegou antes do então presidente Juscelino Kubitschek e realizou todas as peripécias que os recomeços permitem. Morou na capital federal em 57 de seus 95 anos, sendo responsável pela criação de diversas instituições da cidade, como a Associação Médica de Brasília (AMBr); pela implementação da Escola Parque da 308 Sul; e pela notoriedade do Conselho de Preservação de Brasília (Conbrás), que presidiu até a morte, há quatro anos. Se fosse vivo, Ernesto comemoraria hoje 100 anos.

Médico, professor, veterinário e oficial do Exército, o pioneiro assumiu, ainda em 1953, a Secretaria da Comissão de Localização da Nova Capital Federal. Também atuou como diretor administrativo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e, por causa da função, coube a ele dar finalidade para alguns lotes espalhados pelo Plano Piloto e por Taguatinga. ;O Ernesto era apaixonado por este lugar. E gostava de ver tudo funcionando. Acompanhou muitas obras até que fossem concluídas. Depois, continuava por perto para ver se estavam sendo preservadas;, conta a viúva, Sônia Maria Souto Silva.

Programação

Quase uma dezena de eventos foi programada para homenagear o médico pioneiro Ernesto Silva. Os festejos começaram em 11 de setembro e vão até o próximo dia 20. Veja o que está previsto:

Hoje ; Celebração íntima entre família e amigos mais próximos, na casa da viúva, Sônia Silva. É o dia em que ele completaria 100 anos.

Amanhã ; Homenagem do Conselho de Preservação de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade (Conbrás), às 16h30, no Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (703/903 Sul, Conjunto C). E celebração no Rotary Clube de Brasília, às 19h30, no próprio clube (SCES Trecho 3, Lote 6).

19 de setembro (sexta-feira) ; Homenagem de diretores, conselheiros e funcionários da Novacap, às 10h, na própria sede do órgão (Setor de Áreas Públicas, Lote B)

20 de setembro (sábado) ; Encerramento dos festejos na Casa Museu da Fazenda Gama, no Brasília Country Club (SMPW Quadra 27, Conjunto 3)

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação