Cidades

A busca pelos votos nas últimas duas semanas de campanha no DF

Os candidatos ao Palácio do Buriti apontam as estratégias para ir atrás dos eleitores indecisos em cada uma das cidades do Distrito Federal. A maioria aposta em caminhadas e comícios nas zonas eleitorais mais povoadas

Helena Mader
postado em 20/09/2014 07:00
Com o tempo curto no fim da campanha, os candidatos precisam atingir o maior número possível de eleitores até 5 de outubro. Para isso, a estratégia é concentrar as atenções em áreas de grande densidade de eleitores. Ceilândia é o maior colégio eleitoral do Distrito Federal, com 283.506 cidadãos aptos a votar, distribuídos por quatro zonas. O potencial de votos faz da cidade um destino de peregrinação para todos os candidatos, tanto a cargos majoritários quanto a proporcionais. Além da região, Taguatinga, com 167.835 eleitores, e o Plano Piloto, com 155.635 pessoas registradas na Justiça Eleitoral, também são áreas consideradas estratégicas, assim como Samambaia e Planaltina.

O coordenador da campanha de Agnelo Queiroz, Raimundo Júnior, diz que os maiores colégios eleitorais receberão atenção especial nas próximas duas semanas. ;Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Gama, por exemplo, são áreas estratégicas. Isso não significa que vamos nos concentrar exclusivamente nesses lugares, mas, pela densidade eleitoral, são áreas que terão mais eventos;, comenta. ;Além disso, pesquisas mostram que essas regiões concentram um maior número de indecisos. Há um percentual grande;, acrescenta o coordenador da campanha petista.

Raimundo Júnior afirma ainda que em algumas regiões do DF, como o Plano Piloto, o corpo a corpo com o eleitorado é menos eficaz. ;Na área da grande Brasília, que inclui as asas Norte e Sul, o Sudoeste e os lagos Sul e Norte, são mais raras reuniões comunitárias e há menos pessoas circulando nas ruas. Para conquistar esses eleitores é mais eficiente focar em estratégias de redes sociais e nos debates, por exemplo;.

Para o coordenador de campanha de Toninho (PSol), Alexandre Varela, a presença do candidato nos locais de maior concentração de pessoas nas cidades é estratégica. ;Não fazemos comícios porque essas atividades são caras e preferimos investir em outras intervenções, como as caminhadas, especialmente no período da manhã e por onde passem muitas pessoas;, afirma. Ele também considera relevante reforçar a presença nos maiores colégios eleitorais. ;Em Ceilândia e na Rodoviária do Plano Piloto, o Toninho deve voltar, pelo menos, mais duas ou três vezes. Em São Sebastião, entretanto, ele retorna mais uma vez;, antecipa.

O candidato tucano Luiz Pitiman não procurou privilegiar as cidades com mais eleitores em detrimento das demais, segundo o coordenador de campanha Achiles Pantazopoulos. ;Estabelecemos que ele deveria passar por todas as cidades e por todos os bairros, e já estamos retornando em alguns desses pontos;, diz. Segundo Pantazopoulos, nenhuma cidade teve preferência. ;Como ele não é um político profissional e está na primeira campanha a um cargo majoritário, é natural que ele precise se tornar conhecido, por isso, estamos cobrindo todo o DF da mesma forma;, sugere.

Na campanha de Rodrigo Rollemberg (PSB), as duas principais atividades até agora foram realizadas em Ceilândia. O lançamento da candidatura foi feita no Sol Nascente com a presença do ex-governador Eduardo Campos, então candidato do partido à Presidência da República. O último comício dele com a candidata Marina Silva (PSB), na semana passada, também foi em Ceilândia, no centro da cidade. Para Hélio Doyle, responsável pela campanha, os maiores colégios eleitorais precisam ter mais atenção. ;Mas sem desprestigiar nenhuma cidade. Procuramos comparecer em todas, mas, a partir de agora, vamos focar naquelas por onde menos passamos, como Sobradinho, Gama, Santa Maria e Recanto das Emas;, afirma.

Coordenador da campanha do PR, Ugo Braga conta que Ceilândia é uma área importante para o candidato Jofran Frejat e, por isso, o novo concorrente do grupo participará de um grande comício na Praça Central no próximo domingo, ao lado da vice, Flávia Arruda, do ex-governador José Roberto Arruda, além de candidatos a deputado federal e distrital. ;Ceilândia é o maior colégio eleitoral do DF, é preciso conquistar os votos da região para vencer a eleição;, comenta Ugo. ;Como Frejat assumiu a cabeça de chapa há pouco tempo, a ideia é alcançar o maior número possível de eleitores no menor tempo possível. E, para isso, o ideal é focar nas regiões de grande densidade eleitoral;, acrescenta. Frejat pretende ainda visitar locais onde Arruda tem um eleitorado expressivo, como Mestre d;Armas, Arapoanga, Gama e Santa Maria, com o intuito de otimizar a transferência de votos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação