Cidades

Condicionamento adequado ajuda a superar o estresse da preparação ao Enem

Além da dedicação ao conteúdo, o candidato do exame deve investir na boa forma física para conseguir um resultado positivo nas provas.

postado em 11/10/2014 07:14
Henrique Vicentini, 19 anos:

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ; que será aplicado em todo o país em 8 e 9 de novembro ; a rotina de estudos e preparação dos estudantes tende a ser mais intensa. Apesar do esforço em dominar todo o conteúdo programado para as quatro provas e a redação, esse não é o único fator determinante a um bom desempenho no exame. Segundo especialistas, estabelecer uma alimentação balanceada e dedicar tempo para a realização de exercícios físicos são passos importantes para garantir o bem-estar antes e durante a realização da prova.

;O Enem pode ser considerado uma prova de fogo. O aluno precisa enfrentar dois dias de teste, com 180 questões e uma redação. Tudo isso soma 10 horas de duração. Durante o exame, são analisados três aspectos: o cognitivo, o emocional e o físico. Estar preparado nesses aspectos, além do conteúdo, é fundamental para garantir um bom desempenho", explica Raison Pinheiro, psicopedagogo e diretor de Consultoria Educacional do Sistema Ari de Sá. ;Na rotina de estudos, o aluno é submetido a um nível de estresse acima da média. Alimentação balanceada e exercícios físicos são importantes para ajudar a relaxar;, indica.

Apesar de investir a maior parte do tempo nos estudos, o candidato Henrique Vicentini, 19 anos, não abriu mão de praticar atividade física. Com as manhãs e tardes ocupadas pelas aulas e pela resolução de exercícios em um curso preparatório para o Enem, ele destinou o período da noite para duas atividades de preparação física: musculação, às segundas e às sextas, e aulas da arte muay thai às terças e às quintas. ;Desde o ensino médio, tenho a consciência de que a atividade física me ajuda a relaxar. Assim, fortaleço ainda mais minha disposição para seguir o calendário de estudos;, afirma. Ex-aluno do curso de graduação em educação física, Henrique fará as provas do Enem para tentar uma vaga no curso de medicina na Universidade de Brasília. ;Quando elaboro minha programação, deixo sempre reservado um horário para essas atividades. É importante para conseguir tirar um pouco a cabeça dos estudos e retornar mais focado;, completa.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação