Cidades

Rota do Cavalo, em Sobradinho, reúne turismo e relíquias históricas

Na coluna desta semana, Conceição Freitas mostra as histórias e as delicadezas de uma região rural que fica bem perto do Plano Piloto

postado em 13/10/2014 07:15

Capelinha do Menino Jesus enfeitada para a festa junina: pequena, centenária, preciosa
Num chão de relevos e reentrâncias, a 20km do Plano Piloto, um grupo de pequenos proprietários de terra deu início a uma atividade que se transformou em roteiro turístico, a Rota do Cavalo. Passados mais de 30 anos, a região reúne restaurantes, centros de treinamento, escolas, haras e hotéis-fazenda. São estabelecimentos fixados num quadrilátero delimitado por quatro rodovias distritais (BR-020,DF-001,DF-330 e DF-440).

É uma região habitada há mais de um século. Antes do surgimento do Distrito Federal, pertencia a Planaltina de Goiás. As marcas de forte religiosidade, comum ao sertão goiano, estão presentes na Chácara Califórnia. Comprada pela família da brasiliense (de nascimento) Vera Fernandes Dias, a chácara guarda um registro valoroso da fé dos sertanejos que habitaram a pré-história de Brasília: dentro da capelinha dedicada ao Menino Jesus, há um oratório de aproximados 200 anos. Deve ter pertencido a uma igreja colonial goiana ou mineira. ;Quando compramos a chácara, o santuário já estava aí;, conta Vera. O cruzeiro em frente à capela, de aroeira, é considerado o mais antigo da região.

HARAS, RANCHOS, RESTAURANTES

; Centro Equestre Santa Paulina (hipismo clássico e enduro equestre)
; Chácara Felicíssima (comida rural e espaço para eventos)
; Haras Barra Vento
; Haras Bela Vista (centro de treinamento e aluguel de baias)
; Haras Quinta da Figueira (criação da cavalos crioulos, venda de sêmen e potros, produção e venda de feno) ; Haras Saquarema (centro de treinamento para três tambores, aluguel de baias)
; Haras Yamandú (criação de cavalos mangalarga marchador)
; Haras Unidas (centro de treinamento)
; Parque Hípico de Brasília
; Rancho Canabrava (restaurante de comida mineira)
; Rancho HD (aluguel de baias)
; Rancho Kashaya
; Rancho São Jorge (centro de treinamento)
; Recanto do Cavalo (espaço para eventos, aluguel de baias)
; Restaurante O Capote (comida maranhense)
; RM Hotel Fazenda (turismo rural)
; Sítio Cláudia (criação de cavalos quarto de milha e paint horse)

Fonte: www.rotadocavalo.com.br

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação