Cidades

Chuva e queda no termômetro estão previstos para segunda-feira

Com máximas de 34.1ºC, a temperatura exige cuidados com a saúde e com a vegetação do cerrado, sujeita a queimadas e à destruição

postado em 19/10/2014 08:03
Se o calor e a baixa umidade marcaram a última semana, a segunda-feira promete trazer a bonança, com possibilidade de chuva em pontos isolados do Distrito Federal, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até lá, no entanto, o brasiliense terá de enfrentar um domingo muito parecido com o sábado, de altas temperaturas e ar seco. Ontem, os termômetros marcaram 34.1;C, quando a umidade caiu para 17%. Hoje, a tendência é que o quadro piore. A sensação térmica pode se igualar à sentida no dia mais quente do ano, registrado no último 15 de outubro, com 35;C. A umidade relativa do ar também cai e pode alcançar 15%. Na tarde de ontem, o Lago Paranoá estava movimentado. Além de embarcações, várias pessoas se refrescavam às margens do cartão-postal.

Na última quarta-feira, o Distrito Federal entrou em estado de alerta, decretado pela Defesa Civil. Isso ocorre quando a umidade está entre 12% e 20% e são necessários cuidados especiais com a saúde. Se a umidade cair ainda mais, abaixo de 12%, as medidas se asseveram, por ser considerado estado de emergência. Entre as recomendações, estão a ingestão de líquidos e a supressão de prática de exercícios físicos, tanto ao ar livre, como em espaços cobertos. Atividades laborais que exijam a exposição do trabalhador ao sol também devem ser evitadas das 10h às 17h.



Os problemas respiratórios são comuns nessa época do ano, como avaliam especialistas. Somente o pronto socorro do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) teve, desde o início de setembro, um aumento de 30% no número de pacientes com sintomas como febre, dor de cabeça e falta de ar. Uma alimentação saudável, à base de frutas, verduras e legumes é um importante aliado no período de seca, como avalia a coordenadora de Alergia e Imunologia da Secretaria de Saúde do DF, Marta Guidacci. Além disso, ela destaca a importância do uso do filtro solar e da hidratação da pele com cremes.

A saúde humana, contudo, não é a única afetada nesse período. O cerrado também sofre com constantes queimadas e aumento no número de incêndios. No início da tarde de ontem, foram registrados pelo menos três grandes focos na região; um, no Gama, outro, em Samambaia e o último no Jardim Botânico. Até o fechamento desta edição, nenhum deles havia sido controlado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação