Cidades

GDF faz doação de terreno para o Museu Nacional da Memória Afrodescendente

Em cerimônia realizada na tarde de hoje, Agnelo Queiroz e a ministra Marta Suplicy assinaram

postado em 22/10/2014 16:38

Em cerimônia que aconteceu na tarde desta quarta-feira (21/10), o governador do DF, Agnelo Queiroz, e a ministra da Cultura, Marta Suplicy. anunciaram a transferência para a União de terreno que abrigará o Museu Nacional da Memória Afrodescendente. O lote está localizado às margens do Lago Paranoá, na QI 24 do Lado Sul. A diretoria da Terracap aprovou a cessão do local que abrigará o complexo do Parque Nelson Mandela, do qual o museu fará parte.
A ministra Matra Suplicy e o governador Agnelo Queiroz durante o anúncio da cessão do terreno
"Todos nós, brasileiros, temos uma identidade negra seja pela música, dança ou pela comida tipicamente afrodescendente. Isso não é suficientemente exposto para todos e com o museu vamos resgatar essa história, mostrando que nosso país tem muito da mão negra", destacou a ministra.

O projeto de implantação do museu será realizado a partir da contratação do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para a realização de um concurso internacional destinado a escolha do projeto, bem como o acompanhamento da obra. A Fundação Palmares vai administrar o espaço. A ideia é criar um centro de referência da cultura negra, com pesquisas sobre a situação dos negros no Brasil, sobre os impactos da escravidão, onde o visitante poderá compreender a influência da cultura afro-brasileira na identidade nacional.

Na opinião do governador do DF, Brasília terá mais um atrativo para os turistas que desejam explorar a capital. "Esse museu tem tudo a ver com a nossa cidade, que carrega em seu DNA essa miscigenação dos povos e de culturas. Será resgatada a memória afrodescendente no Brasil, contada a partir dessa instalação, que também agrega valor à cidade e estimula o turismo", disse Agnelo Queiroz.

[SAIBAMAIS]




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação