Cidades

Exuberância do flamboyant ornamenta o Distrito Federal

As árvores frondosas, de flores vermelhas, alaranjadas e amarelas, tomam conta da paisagem brasiliense em meio aos dias nublados. Nas áreas públicas, são 30 mil exemplares colorindo a capital do país

postado em 30/10/2014 06:00
No Eixinho Sul, é possível encontrar, lado a lado, exemplares de flamboyants com diferentes tonalidades
Símbolo de Goiás, o flamboyant é uma árvore querida pelo brasiliense. Talvez seja porque estamos acostumados a vê-la, vermelha e frondosa, todo fim de ano, desde a década de 1970. Nas áreas públicas do Distrito Federal, estão concentradas aproximadamente 30 mil unidades da espécie, mas o número pode aumentar se considerarmos aquelas plantadas em lotes privados. De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), nos últimos cinco anos, 5 mil novas mudas foram distribuídas pelo DF.

O nome é francês. Naquela língua, flamboyant significa flamejante. Entretanto, vermelho não é a única cor da planta. Ela também pode ser alaranjada e amarelada. ;É fácil encontrar as variações, juntas, no Eixinho;, observa Raimundo Carneiro, chefe da Divisão de Implantação de Áreas Verdes da Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap).

Segundo dados da Novacap, os primeiros flamboyants foram plantados assim que a capital ganhou forma, em 1960. Uma década depois, eles já estavam na fase adulta e podiam ser admirados por quem morava aqui. Para o biólogo Amaury Cardoso, já havia exemplares da espécie crescendo quando a cidade foi demarcada. ;O flamboyant é uma planta bastante característica de Goiás e de Mato Grosso. Provavelmente, já havia surgido aqui quando houve essa mudança;, explica.

A matéria completa para assinantes está . Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação