Cidades

Demora de entrega em compras da internet pode perdurar por meses

Apesar da maior procura por vendas em sites estrangeiros, problemas de logística e burocracia aduaneiras encarecem produtos e provocam atrasos

Flávia Maia
postado em 03/11/2014 08:27


Comprar em sites estrangeiros entrou no gosto dos brasileiros. Nos últimos quatro anos, os Correios registraram aumento de quase quatro vezes (389%) no volume das encomendas internacionais. Mas as facilidades a partir de um clique não são acompanhadas pela logística e pela burocracia aduaneira. Resultado: consumidores adquirindo em segundos, mas recebendo as mercadorias muitos tempo depois. Entre tantos agentes envolvidos, existe uma dificuldade para responsabilizar alguém nessa cadeia, que começa com o site, passa pelas empresas de transporte e pelos órgãos fiscalizadores e alcança a entrega. No fim, o cliente fica no meio do jogo de empurra e não sabe ao certo o destino do bem comprado e o prazo de chegada.

Preços acessíveis, produtos que não têm no Brasil e a confiança no comércio eletrônico são os principais motivos apresentados por quem opta por esse tipo de consumo. Porém, tem incomodado bastante o tempo de espera prolongado. A servidora pública e blogueira Ana Sara Mendes, 27 anos, percebe que a demora aumentou. Ela compara que, em 2013, uma roupa adquirida de um site chinês levava, em média, de 40 a 50 dias para chegar ao país. Agora, em 2014, são de 100 a 120 dias. ;Eu fico de olho no rastreador e, quase sempre, ele aponta que o produto está parado em Curitiba;, afirma. A capital paranaense é a cidade que recebe as encomendas do exterior com menos de 2kg.

Para evitar frustrações e ansiedades, a jovem adotou a prática de acompanhar o rastreador da mercadoria somente após 50 dias da compra. ;Quanto mais a gente acompanha, mais demora;, brinca. ;Eu compro sabendo que vai atrasar, mas eu acabo ficando com raiva depois.; Ana Sara pretendia adquirir os presentes de Natal por meio de sites estrangeiros, mas acabou desistindo com medo de os pacotes não chegarem a tempo.

As mercadorias compradas de outros países pela internet são enviadas de duas formas: via empresas de transporte, chamadas de courier, ou pelos serviços postais internacionais ou brasileiro, que é o mais comum. Procurados pela reportagem para saber o motivo da demora na entrega das encomendas, os Correios negaram atrasos, mesmo com o aumento do volume de encomendas. Informaram que tudo alcança a casa do consumidor em até 60 dias úteis após o trâmite burocrático, o que inclui a passagem pela Receita Federal para a tributação (veja Compras no exterior). O órgão informou que o aumento do volume de encomendas postais gera impacto no tempo de liberação. Por isso, desenvolve métodos para agilizar o processo.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, assine.php","pagina":"","id_site":"","modulo":{"schema":"","id_pk":"","icon":"","id_site":"","id_treeapp":"","titulo":"","id_site_origem":"","id_tree_origem":""},"rss":{"schema":"","id_site":""},"opcoes":{"abrir":"_blank","largura":"","altura":"","center":"","scroll":"","origem":""}}">clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação