Cidades

Pais devem pesquisar preço de material escolar desde já

Comprar em conjunto também é interessante para conseguir valores mais baixos

postado em 10/11/2014 06:09

Rafaela Torres, mãe de Júlia e Pedro, rondou papelarias no Plano, em Taguatinga e Ceilândia em outubro

A maioria das escolas particulares abriu o período de matrículas e colocou à disposição dos pais e dos alunos a lista completa de materiais escolares para o próximo ano letivo. A quatro meses do início das aulas, os responsáveis já podem iniciar a pesquisa de preços e das condições de pagamento nas papelarias. Um especialista ouvido pela reportagem considera que este é o melhor momento para ir às compras. Além de garantir produtos com preços baixos, os consumidores ainda evitam o tumulto nas lojas, comum nos meses de dezembro e janeiro, quando o movimento no comércio especializado é muito grande.

Rafaela Torres, 38 anos, é uma das mães que antecipam o período de compras. Além de adquirir os materiais escolares de Júlia, 8, e Pedro, 4, ela ainda incentivou 60 pais de alunos de um colégio da Asa Sul a comprar em conjunto os produtos. A pesquisa de preços começou ainda em outubro. A consulta foi feita em diversas papelarias não só do Plano Piloto, mas também em Taguatinga e Ceilândia. Formada em economia, Rafaela aprendeu cedo que os preços são melhores fora da época convencional para esse tipo de comércio. ;Desde que a minha filha começou a estudar, tenho o hábito de adquirir os produtos bem antes do início das aulas. Os preços são mais em conta. Tem escola também que oferece a opção de comprar o material por lá, mas sempre preferi ir às pesquisas. Percebo uma grande economia no bolso;, contou.

Leia mais notícias em Cidades

Os gastos com materiais escolares deve sempre ser previsto dentro do orçamento familiar, segundo o educador financeiro Reinaldo Lemos. Para ele, o mês atual é ideal para ir em busca de menores preços nos comércios especializados. ;Tudo o que é adquirido fora da época em que todos estão procurando vem com um valor melhor para o consumidor. Quando poucas pessoas buscam, o preço não sobe. O pai tem a oportunidade de pagar de 20% a 50% menos nos produtos;, explica. Apesar do desconto, o especialista alerta que, antes de ir às compras, é necessário que o consumidor faça um diagnóstico em casa. ;É preciso verificar se existem materiais que não foram utilizados pelo aluno no ano anterior. Isso evita que o pai e a mãe comprem um novo produto, sem a necessidade. Já é uma economia para o bolso;, aponta.

A Associação de Pais e Alunos do Distrito Federal (Aspa-DF) considera que os responsáveis devem analisar na lista aquilo que é de uso coletivo ou individual. ;Estamos com problemas relacionados à norma de material coletivo. Muitas escolas não cumpriram para este ano letivo. Os pais devem ficar atentos e identificar eventuais abusos nas listas e cortar tudo aquilo que não for de uso exclusivo e restrito ao processo didático-pedagógico que tenha por finalidade o uso do aluno;, analisa Luís Claudio Megiorin, presidente da Aspa-DF.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação