Cidades

Homens respondem por um quinto das cirurgias plásticas realizadas no DF

Entre os procedimentos mais procurados estão a blefaroplastia, cirurgia no nariz, ginecomastica, lipoaspiração e a correção da "orelha de abano"

postado em 15/11/2014 18:00

Seja para levantar autoestima, parecer mais novo ou continuar com uma boa aparência no mercado de trabalho, cada vez mais os homens têm recorrido à cirurgias plásticas e procedimentos estéticos. Segundo o diretor geral da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas (SBPC), Lucianos Chaves, cerca de 20 a 25% dos pacientes atendidos em clínicas de cirurgia plástica no Distrito Federal são do sexo masculino.

Segundo Chaves, o perfil dos homens que procuram esses procedimentos não varia muito. ;Em geral, eles têm entre 50 a 60 anos, são executivos em plena atividade profissional, funcionários públicos, políticos ou profissonais liberais;, diz. Entre os procedimentos mais procurados, estão a blefaroplastia (técnica que levanta as pálpebras e elimina as bolsas de gordura dos olhos), cirurgia no nariz, ginecomastica (redução de mama para os homens), lipoaspiração e a correção da "orelha de abano", nesta ordem.

O alto poder aquisitivo da capital contribui para um número cada vez maior de cirúrgias plásticas. Em Brasília, são feitas, em média, 2 mil cirugias plásticas por mês, ou seja, cerca de 66 procedimentos por dia. Como 20% a 25% são do público é masculino, isso significa que são realizadas pelo menos 13 cirurgias em homens por dia na capital. Discretos, em sua maioria, muitos preferem horários reservados nos consultórios, segundo Chaves.

O Policial Civil aposentado França Fonsêca, 55 anos, não hesitou em recorrer à cirúrgia plástica quando passou a se incomodar com o peitoral flácido. Em setembro, resolveu encarar a maca de cirurgia e optou pela ginecomastia. ;De um ano pra cá, eu emagreci muito e tinha vergonha de ficar sem camisa. A gente acaba se escondendo por vergonha. Agora me sinto bem melhor;, confessa. Fonsêca aproveitou o embalo e também fez uma correção nas pálpebras por achar que o olho já estava muito caído. Satisfeito com o resultado, ele pretende fazer aplicações de botox na testa para amenizar as linhas de expressão.

Barbosa optou pela blefaroplastia, fez uma pequena correção no nariz e um peeling cirúrgico no rosto para tirar marcas da acne
Em busca de uma melhor imagem, o empresário do ramo automotivo Júlio César Barbosa, 41 anos, também optou pela blefaroplastia na parte inferior dos olhos por se incomodar com as bolsas aguçadas. Para o diretor da SBPC, em um mercado competitivo com as mulheres, os homens precisam ter uma imagem saudável. ;Homens mais velhos que têm bolsas em baixo dos olhos podem acabar transmitindo uma imagem de cansaço, noite mal dormida e até improdutividade no trabalho;, opina. Para Barbosa, que trabalha diretamente com clientes vips e de alto nível, "a aparência faz toda a diferença no trabalho".

O oftamologista com especialização em plástica ocular pela Universidade de São Paulo (USP) Rodrigo Duraes explica que a técnica proporciona o rejuvenescimento das pálpebras, reduz as rugas e a sensação de olhar cansado, além de ampliar o campo visual com a abertura dos olhos. Ele realiza em média 20 procedimentos por semana. Do total, 30% a 40% dos pacientes são homens e o número tem crescido a cada dia. O valor do procedimento varia de R$ 6 mil a R$ 8 mil.

Além da blefaroplastia, Barbosa também fez uma pequena correção no nariz e um peeling cirúrgico no rosto para tirar marcas da acne. Além disso, marcou um implante capilar para o fim do ano e admitiu já pensar em ser submetido à aplicações de botox nas linhas de expressão da testa e no famoso "bigode chinês". Vaidoso, o empresário conta que não dorme sem lavar o rosto e passar alguns cremes e tônicos. Ele vai ao dermatologista com frequência e faz limpeza de pele e alguns outros procedimentos com laser para tirar as linhas de expressão. "É tudo pela auto-estima. As pessoas falam que eu não preciso, mas se eu sei que vou me sentir melhor, eu faço", conta.

A preocupação dos homens também se estende a uma melhor aparência da pele. Segundo o dermatologista Erasmo Tokarski, os procedimentos mais procurados são o botox, a retirada de manchas da idade e técnicas com laser para reenjuvenescimento. A cartela de clientes é variada, mas entre os mais atendidos estão os políticos, que principalmente antes da corrida eleitoral, buscam uma melhor imagem.

O médico Antonio Magalhães, 62 anos, também já recorreu a vários procedimentos estéticos para alcançar um aspecto mais jovial e, principalmente, incrementar a auto-estima. ;A vaidade do homem contemporâneo é fruto, acredito, da resposta individual às cobranças da sociedade com a imagem e beleza corporal, e à cultura de que a boa aparência associa-se ao sucesso, ao poder, ao equilíbrio, à independência financeira e até à inteligência emocional", acredita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação