Cidades

Salão produz 22 perucas para doar a mulheres com câncer do Hospital de Base

A entrega dos cabelos está marcada para 8 de dezembro, a partir das 9h, no Hospital de Base. As pacientes ganharão corte na peruca e maquiagem

postado em 17/11/2014 17:51

A confecção de perucas para não é sucesso apenas no Chile ; com o projeto do cabeleireiro Marcelo Avatte. Um salão de beleza de Brasília está organizando a doação de 22 acessórios para as pacientes do Hospital de Base, neste fim de ano. A entrega dos cabelos está marcada para 8 de dezembro, a partir das 9h, no próprio hospital, com direito a maquiagem e corte nas perucas para agradar cada uma das pacientes.

O estabelecimento, localizado na 410 Sul, é voluntário da Oficina da Peruca, projeto em parceria com a associação Rede Feminina de Combate ao Câncer para valorizar a autoestima das mulheres em tratamento. Durante o ano, o salão recebe doações de mechas e oferece desconto para clientes que querem doar pelo menos 10 centímetros dos fios. Os cabelos arrecadados são transformados em perucas e distribuídos, duas vezes por ano, às pacientes do Hospital de Base. Além dos 22 acessórios que serão entregues em dezembro, .

Há três anos e meio, a dona do salão, Roberta Andrade, teve a ideia do projeto após perder a mãe com câncer. Desde então, a maquiadora se dedica à campanhas de arrecadação de cabelos e desembolsa R$ 250 para confeccionar cada peruca. ;O que me motiva é poder resgatar as perdas emocionais das pessoas e é uma dívida que eu tenho com a minha mãe;, diz Roberta. ;Fico muito feliz de poder fazer o bem para as pessoas;, completa.

Mutirão de corte de cabelo organizado na UnB, em outubro: 100 perucas

Outra iniciativa é a Rapunzel Solidária, organizada por alunos do câmpus de Ceilândia da Universidade de Brasília em parceria com um salão da capital. Somente a segunda edição, em outubro, arrecadou 497 mechas, o suficiente para a Oficina da Peruca produzir quase 100 perucas. Responsável pelo projeto, a aluna de enfermagem Rebeca Corleone se diz satisfeita com a repercussão na universidade. ;Agora estamos programando um evento bem maior no Outubro Rosa de 2015;, conta.

[FOTO3]

Segundo dados da Rede Feminina de Combate ao Câncer, as perucas doadas este ano devem superar as 189 entregues no ano passado.



Como doar?
A Rede Feminina de Combate ao Câncer recebe mechas de cabelo de, no mínimo, 10 centímetros. O cabelo pode ser entregue em qualquer embalagem (envelope, saco plástico...) e todos os tipos e cores são aceitos. Voluntários fabricam as perucas.

Rede Feminina de Combate ao Câncer
Hospital de Base: ambulatório de Mastologia, corredor n; 5 ; 3315-1221
Escritório: QI 09, Bloco G, Sala 202, Lago Sul ; 3364-5467
De segunda a sexta-feira, horário comercial

Também é possível cortar o cabelo com desconto no salão da 410 Sul. A dona do local fica responsável pela fabricação e distribuição da peruca, em parceria com o projeto Oficina da Peruca.

Studio Roberta Andrade
3242-4770

Outra opção é aguardar o mutirão Rapunzel Solidária, organizado na UnB no mês de outubro. Por um quilo de alimento, o doador tem o cabelo cortado e as mechas são doadas à Rede Feminina para a fabricação das perucas.

Rapunzel Solidária
8150-7248

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação