Cidades

Casal homossexual adota quatro crianças e consegue 45 dias de licença

Carlos Eduardo dos Santos é servidor público e conseguiu o direito junto ao governo

TV Brasília
postado em 19/11/2014 15:09
Um casal homossexual do Distrito Federal adotou quatro crianças de Pernambuco, sendo eles irmãos, e um dos pais conseguiu licença paternidade de 45 dias para cuidar dos filhos.

Carlos Eduardo dos Santos e Osmir Messora estão juntos a quase 30 anos e passaram por uma luta difícil até conseguir formar uma família. Para Carlos quando se fala em adoção, o significado vai muito além de um simples gesto. " Hoje eu penso em família, filhos e amor".

Os dois são paulistas e com pouco tempo de residência em Brasília, receberam uma ligação. " O primeiro contato gerou um susto, fiquei em pânico. Nós nem sabíamos que já estávamos habilitados", revelou Carlos Eduardo, que é professor da UnB.

Aposentado, Osmir cuidava das crianças na maior parte do tempo. Já Carlos não podia largar o emprego, afinal a lei concede apenas 5 dias de licença paternidade. Foi aí que ele decidiu mudar o rumo dessa história.



Apesar de não precisar entrar na Justiça, foram 10 meses de espera para conseguir 45 dias em casa para ajudar nos cuidados dos filhos. Segundo Carlos, isso era indispensável para a família. "Os primeiros dias são fundamentais para a convivência com eles. Essa jurisprudência acaba sendo benéfica para todos os servidores e também para outras instâncias", afirma.

Outros pais e mães homossexuais podem reivindicar licença maior para cuidar dos filhos adotivos, depois dessa decisão do governo, o que significa uma grande evolução para Carlos e Osmir. " É uma união muito bonita de se ver", finalizou.

Assista a reportagem da TV Brasília:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação