Cidades

Sujeira da campanha eleitoral continua espalhada por diferentes regiões

Cidadãos reclamam da poluição visual, que ainda não é irregular. Responsáveis têm até o dia 25 para retirar material, segundo resolução do TSE

postado em 20/11/2014 06:35
Jeane Cavalcante se incomoda com os cartazes de um candidato em área pública na Vila Planalto, onde mora
As eleições acabaram, mas ainda é possível achar rastros do período espalhados pelo Distrito Federal: cartazes e faixas com propagandas de candidatos podem ser encontrados nas ruas tanto do Plano Piloto quanto de outras regiões administrativas e também nas cidades do Entorno. De acordo com a Resolução n; 23.404/2014, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos têm até 30 dias após o pleito para recolher o material ; ou seja, até 25 de novembro, contando a partir do segundo turno. Os moradores, no entanto, reclamam da sujeira e exigem que sejam tomadas providências.

A atendente de hotel Jeane Cavalcante, 43 anos, mora na Vila Planalto e pega ônibus todos os dias em uma parada do bairro. Próximo ao local, vários cartazes de um candidato a deputado distrital foram colados em um bloco de concreto, no gramado que divide a pista ; o que seria irregular mesmo em período eleitoral, por ser um bem público. ;Esse tipo de coisa incomoda muito. A gente já não acredita nos políticos e, ainda por cima, precisamos ficar vendo essa sujeira na rua;, queixa-se Jeane, que pede mais fiscalização por parte do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

A situação não se restringe a bairros do Plano Piloto. Em Ceilândia, é possível encontrar diversos pôsteres afixados em muros e tapumes, muitos descoloridos devido às chuvas. A servidora pública Leandra da Silva, 38 anos, flagrou o banner de outro candidato a distrital pendurado na lateral de uma das casas da região administrativa. ;Não estou interessada em ver esse tipo de coisa agora que as eleições passaram. Essas propagandas atrapalham muito, poluem a visão;, critica.

Samambaia é outra das cidades vítimas dos sujões. A secretária Luana Maia, 18 anos, reclamou do problema depois de ver placas de várias legendas perto de onde mora. ;Isso é ridículo. As eleições já passaram, fica feio demais;, lamenta. A jovem defendeu ainda medidas mais drásticas para evitar que as quadras fiquem poluídas. ;Além de tirar tudo, tem que ir atrás desses políticos, para que respondam pela sujeira;, acrescenta.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação