Cidades

Pioneira e Marechal terminam paralisação, após acordo com empresas

É a segunda vez que a categoria cruza os braços neste mês. Empresas concordaram em abonar dias parados

Jacqueline Saraiva
postado em 24/11/2014 07:19
Após negociações durante o fim de semana, os rodoviários da Viação Pioneira e da Auto Viação Marechal decidiram terminar a . Segundo o sindicato que representa a categoria, as empresas se comprometeram a realizar os pagamentos dos adiantamentos dos salários e do vale-alimentação dos funcionários, já que receberam do governo o sinal de que receberão o repasse referente à operação branca do BRT, ao Passe Livre Estudantil e de Pessoas com Deficiência.

Esta é a segunda vez que a categoria cruza os braços por falta de pagamento, deixando pelo menos 500 mil usuários, em 13 regiões administrativas, sem o transporte público. Juntas, a Pioneira e a Marechal são responsáveis por 1.104 ônibus ; o que corresponde a 40% da frota do Distrito Federal.

Ônibus da Pioneira parados em garagem: pelo menos 500 mil usuários, em 13 regiões administrativas, ficaram sem o transporte público

[SAIBAMAIS]O Sindicato dos Rodoviários afirma que as duas empresas asseguraram que vão abonar os dias parados. A Marechal confirmou ainda que todo o dinheiro arrecadado hoje nas catracas será depositado na conta dos trabalhadores, para que o pagamento seja normalizado o mais rápido possível. A expectativa é de que todos os débitos com os trabalhadores sejam pagos até esta terça-feira (25/11). Os benefícios e a quantia referente a 40% do salário deveriam ter sido depositados na quinta-feira (20/11), mediante repasse do DFTrans às empresas. No entanto, por problemas no orçamento do DF, os R$ 14 milhões devidos à Pioneira e os R$ 5 milhões à Marechal não foram creditados.



Trânsito congestionado

Mesmo com o serviço sendo normalizado aos poucos durante o começo da manhã, os brasilienses enfrentaram paradas de ônibus lotadas à espera dos ônibus. Muitas pessoas que não souberam do fim da greve, que ocorreu às 6h, preferiram ir de carro para o trabalho. O reflexo foi o trânsito ainda mais congestionado do que o habitual. Na BR-040, as habituais retenções nas saídas de Valparaíso (GO) e Santa Maria se transformaram em um grande congestionamento, por conta do excesso de veículos. Quem passou pela EPTG e pela EPNB também enfrentaram o mesmo problema.

Assista a reportagem da TV Brasília:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação