Cidades

David Oliveira comemora o presente de Natal: voltar a enxergar

O jovem de 14 anos que pediu ao Papai Noel para voltar a enxergar comemora a solidariedade e o tratamento para melhorar a visão

postado em 30/11/2014 08:01
O jovem de 14 anos que pediu ao Papai Noel para voltar a enxergar comemora a solidariedade e o tratamento para melhorar a visão

Eles não vestem roupa vermelha, botas pretas nem tão pouco têm uma imensa barba branca. Gente comum decidiu ajudar o menino que escreveu uma carta ao Papai Noel com o pedido de voltar a enxergar. David Oliveira, 14 anos, morador do Recanto das Emas, recebeu a solidariedade de milhares de pessoas. Brasilienses, mineiros e cearenses entraram em contato. E o Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) dará a ele o tratamento de que precisa. O adolescente conseguiu ainda um emprego como Menor Aprendiz. A mãe, Francinete Oliveira, conseguiu trabalho. Recebeu a proposta de uma empresa para exercer o cargo de auxiliar de serviços gerais.



O Correio Braziliense publicou na última quinta-feira a história do menino. Ele sofre com uma doença na córnea chamada ceratocone e não tinha condições de cumprir tarefas básicas, como pegar um ônibus, ler o que os professores escreviam no quadro e desenhar o que tanto ama sem colar o rosto no papel. Precisava de uma lente especial para ter qualidade de vida, até que conseguisse um transplante de córnea. A lente custa R$ 1,2 mil. A mãe não podia pagar. Por isso, ele dizia na carta endereçada ao Bom Velhinho: ;Sou muito esforçado em casa e na escola, minha mãe me elogia muito. Mas o que eu queria, se for possível, é uma cirurgia de córnea, pois estou com baixo rendimento no estudo e perdi uma oportunidade de trabalhar no Jovem Menor Aprendiz;.

Você esperava tudo isso quando escreveu a carta para o Papai Noel?

Não. Era só um desabafo, mas, depois, um monte de gente veio falar comigo, me ajudar e vi que era sério.

Está feliz?
Muito. Vou voltar a enxergar. Depois de passar por muitos médicos que só diziam: ;É, você tem problema de vista;, fui a um que me deu a solução. Consegui ainda um emprego de Menor Aprendiz em uma fábrica. E um artista quer falar comigo, ver os meus desenhos. Ele é profissional, professor de faculdade. Quero ser desenhista quando me formar, fazer quadros, caricaturas, desenhos, filmes, muitos desenhos. Isso vai me ajudar.

Como será o primeiro emprego?

Vou ajudar a minha mãe em casa e investir na minha carreira. Vou comprar material de desenho profissional com o meu salário.

E a lente? O que achou?
Vou poder sentar em qualquer cadeira na sala de aula e não terei de ficar grudado no quadro. Vou pegar ônibus sozinho e enxergar até as letras pequenas.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação