Cidades

Bandidos armados roubam soldado na Residência Oficial da Granja do Torto

Três criminosos rendem e roubam a espingarda de um dos militares responsáveis pela segurança de um dos locais de descanso da presidente da República, Dilma Rousseff

Breno Fortes
postado em 11/12/2014 07:10
Nem mesmo o efetivo do Exército Brasileiro, responsável pela guarda presidencial, inibe a ação de criminosos no Distrito Federal. Um soldado da instituição foi assaltado por três homens armados enquanto fazia a segurança da Residência Oficial da Granja do Torto, onde a presidente Dilma Rousseff (PT) costuma descansar. Os bandidos renderam o militar, fizeram-no refém por uma hora e meia e fugiram com uma espingarda calibre .12, de propriedade do Exército. O Comando Militar do Planalto não encontrou o armamento. Nos lagos Sul e Norte, assaltantes fizeram famílias reféns em roubos a residências. Foram 517 casos no Distrito Federal entre janeiro e novembro.

Segundo o depoimento da vítima, o trio de bandidos a rendeu no Posto 4 da Residência Oficial da Granja do Torto: ousadia

A ocorrência do roubo da espingarda foi registrada pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF) da Polícia Civil. O Correio teve acesso ao documento e, de acordo com o depoimento do soldado Danilo Marques, o trio de criminosos estava encapuzado e armado durante a abordagem, por volta das 3h30 de terça-feira. O militar relatou à Polícia Civil que estava de serviço no Posto 4 quando notou um barulho no matagal. Acabou rendido logo em seguida.

A vítima acrescentou que não reagiu porque os criminosos estavam armados. Danilo garantiu que ficou em poder do trio por uma hora e meia. Só depois de ser liberado, por volta das 5h, o soldado pediu ajuda na entrada principal da Residência Oficial da Granja do Torto. Durante o registro policial, Danilo estava acompanhado do tenente-coronel Adherbal Neto, subcomandante do Batalhão da Guarda Presidencial, e afirmou ter sido abordado dentro da área de segurança. Aos agentes da DRF, relatou que os suspeitos entraram pelo mato, ;onde ele fazia guarda. Ou seja, na residência da Granja do Torto;.



O Comando Militar do Planalto (CMP) confirmou o roubo, mas negou que tenha sido na área interna da residência. O coronel Gilberto Breviliere, assessor de Comunicação do Comando, garantiu que o assalto ocorreu fora da cerca de acesso a casa. O oficial informou que, até o fim da tarde de ontem, a espingarda não havia sido localizada. Os criminosos também não foram identificados. De acordo com o coronel, um inquérito policial militar foi aberto para apurar o caso.

A investigação do CMP ocorre paralelamente à da Polícia Civil e tem até 30 dias para ser concluída. Breviliere detalhou que o soldado foi afastado e que o monitoramento da residência passou por mudanças. ;Não podemos divulgar a quantidade de militares que temos lá, mas a segurança foi reforçada. O soldado está afastado para averiguações, para se sentir melhor e até se lembrar de tudo o que aconteceu;, explicou o oficial.

Garagem

Menos de 24 horas depois de o militar ter sido feito refém na Residência Oficial da Granja do Torto, criminosos renderam e roubaram moradores de duas casas, uma na QL 20 do Lago Sul e outra na QI 3 do Lago Norte. A polícia suspeita que os mesmos assaltantes agiram nos dois imóveis. Eles estavam armados com revólveres quando renderam as vítimas na garagem.

Os bandidos levaram aparelhos eletrônicos, computadores, joias, relógios, dinheiro e veículos. O grupo é formado por quatro homens e uma mulher. Na tarde de ontem, a Polícia Civil divulgou o retrato falado de três dos cinco suspeitos. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do DF, de janeiro a novembro deste ano, 517 residências foram invadidas por criminosos em todo o DF ; a média é de 47 por mês. No mesmo período do ano passado, segundo a SSP-DF, foram 516 ocorrências.

Para saber mais

Refúgio presidencial


A cerca de 13km do Palácio do Planalto, a Residência Oficial da Granja do Torto é uma das opções de refúgio do presidente da República. Com características de casa de campo, fica às margens do Ribeirão do Torto, por isso o nome. O local foi construído para abrigar empregados da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) ; o primeiro morador foi Iris Meinberg, um dos diretores do órgão.

Três criminosos rendem e roubam a espingarda de um dos militares responsáveis pela segurança de um dos locais de descanso da presidente da República, Dilma Rousseff

Atualmente, os 37 hectares oferecem uma estada luxuosa para a presidente Dilma Rousseff (PT), que recorre à residência quando está com o neto, Gabriel, de 4 anos. Há lago e córrego artificiais, além de piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira, heliporto e uma área de mata nativa. Em julho, a presidente cedeu o lugar para a hospedagem do presidente de Cuba, Raúl Castro, durante a passagem do político pelo Brasil para o encontro do quarteto da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Equador, Costa Rica, Cuba e Antígua e Barbuda) com o presidente da China, Xi Jinping.

A residência da Granja do Torto também era queridinha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto). Ele usava o local com frequência para reuniões, churrascos e partidas de futebol com amigos e famosos. Em 2007, Lula recebeu a visita do jogador Kaká, então atacante do Milan. A segurança da residência é feita pelo Batalhão da Guarda Presidencial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação