Cidades

Fotos: compare imagens da Esplanada dos Ministérios em 1960 e 2014

Lucio Costa não participou das cerimônias oficiais de 21 de abril de 1960 nem das que ocorreram em dias próximos

postado em 12/12/2014 06:00
[COMPARACAO1]
Nem Oscar Niemeyer nem Lucio Costa participaram dos três dias de festa da inauguração de Brasília. Os dois renunciaram às pompas da ocasião. O primeiro quis fugir das solenidades. ;Era muito luxo para mim;, disse o comunista. O segundo tinha uma razão afetiva: Julieta Guimarães, Leleta, havia morrido seis anos antes em acidente de carro. O marido estava ao volante.

[SAIBAMAIS]O arquiteto Ítalo Campofiorito, 81 anos, disse que o amigo lhe contou que veio a Brasília nos dias seguintes ao da inauguração. Que esteve no Palácio da Alvorada e deu um beijo de cada lado do rosto do presidente Juscelino Kubitschek, ;accolade, como fazem os franceses;, por reverência e em agradecimento. Integrante da equipe de arquitetos que desenvolveram o projeto urbanístico do Plano Piloto, Campofiorito contou ao Correio que ouviu ;da boca dele; essa informação.

O arquiteto no fim dos anos 1950, um cinquentãoNa histórica entrevista ao Jornal do Brasil, em novembro de 1984, Lucio Costa diz o seguinte: ;; vim à inauguração, com Juscelino. Foi a primeira vez que vi a cidade já pronta, inaugurada, pronta para a transferência, para funcionar. Foi uma impressão muito forte.; Note-se que, imediatamente depois de dizer que veio ;à inauguração;, ele afirmou que viu a cidade ;inaugurada;.

O certo é que Lucio Costa não participou das cerimônias oficiais de 21 de abril de 1960 nem das que ocorreram em dias próximos. Suas duas filhas, Maria Elisa e Helena, o representaram, como descreve a arquiteta em Lucio Costa, inventor de Brasília, lançado este ano:

;Abril de 1960. No aeroporto Santos Dumont, no Rio, um aviãozinho espera, para nos levar, minha irmã e eu, com mais duas ou três pessoas, para a inauguração da nova capital do país. Meu pai não quis ir, fomos só nos duas, e quando ele constatou como era pequenino o avião, não teve dúvidas, foi até a pista para perguntar ao piloto se era seguro;;

A revista Time ressaltou, na cobertura do 21 de abril de 1960, a ausência do autor do projeto urbanístico nas festividades, ao que o arquiteto respondeu em carta enviada à publicação: ;Acompanhei e aprovei o desenvolvimento do projeto de Brasília a partir do escritório da Novacap no Rio, e penso que a realização da ideia original revelou-se melhor que o esperado. Não fui lá por duas razões: primeiro, porque quero deixar todo o crédito pela expressão arquitetônica e efetiva construção da cidade para Niemeyer e (Israel) Pinheiro; segundo, porque minha mulher Leleta adoraria ter estado lá, e prefiro dividir com ela o impedimento.;

Lucio Costa não veio ao canteiro de obras de Brasília nem mesmo para acompanhar os participantes do Congresso Internacional Extraordinário dos Críticos de Arte, que trouxe à cidade, em setembro de 1959, alguns dos nomes mais expressivos da arquitetura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação