Cidades

Em três horas, chove mais da metade esperada para todo o mês no DF

Foram registrados 142mm de chuva na 511 Norte, das 21h até a meia-noite. No mês, seriam esperados 246mm de chuva

Jacqueline Saraiva
postado em 17/12/2014 09:50
[VIDEO1]
A chuva forte da noite dessa terça-feira (17/12) deixou vários pontos de Brasília submersos e impressionou os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em aproximadamente três horas - entre 21h e meia-noite - foram registrados 142 milímetros de chuva na estação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), próximo à 511 Norte. O volume de água neste ponto corresponde a mais da metade esperada para todo o mês de dezembro - a média prevista é 246mm.

[FOTO349945]

[SAIBAMAIS]O meteorologista Hamilton de Carvalho afirma que no Sudoeste foram registrados 75mm. Uma chuva forte como essa, em curto período de tempo, não é comum, mas o fenômeno pode ocorrer, já que os meses de dezembro e janeiro são os mais chuvosos no Distrito Federal. ;Há registro de chuvas fortes assim em outros estados do Centro-Oeste e da região Norte, mas que não tiveram muito impacto. Aqui, o problema é que foi muita chuva em pouco espaço de tempo numa região repleta de construções, muito populosa. Aí o impacto é sempre maior;, explica.



Nos primeiros 17 dias de dezembro já choveram 236mm, mas a previsão minimiza a perspectiva de que o caos se repita. ;Em dezembro devemos ultrapassar um pouco a média mensal, de 236mm, mas não tanto, já que na segunda quinzena do mês, geralmente, chove menos;.

A temperatura mínima, registrada durante a madrugada, foi de 17;C. A máxima, durante a tarde, deve atingir os 27;C. O Inmet destaca que nesta manhã houve nevoeiro em vários pontos do DF. O sol apareceu pela manhã e deve persistir em algumas horas da tarde, mas as pancadas de chuva ainda devem prevalecer. A tendência é que o dia fique nublado, com névoa úmida. A umidade relativa do ar varia de 100% a 50%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação