Cidades

Protesto de aeroviários e aeronautas trava trânsito e leva caos a aeroporto

Depois de fechar todas as pistas de acesso aos terminais, os trabalhadores invadiram o check-in do aeroporto e houve confusão com passageiros

Jacqueline Saraiva
postado em 22/12/2014 08:05
Pistas fechadas: manifestantes só liberaram pista após negociação com a PM

Cerca de 300 manifestantes causaram transtornos no trânsito e prejudicaram o funcionamento do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek nesta segunda-feira (22/12). Desde às 7h, aeroviários e aeronautas de várias companhias aéreas estavam mobilizados. Eles chegaram a fechar a pista principal e as marginais que dão acesso aos terminais, causando um nó no trânsito no começo da manhã. Na manifestação, coordenada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, eles reivindicam melhores condições de trabalho e valorização da carreira, de acordo com o sindicato que representa a categoria.

Por volta das 10h50, os manifestantes, até então reunidos na área de check-in, invadiram a área de desembarque e depois seguiram em marcha para o terminal 2. Um grande congestionamento se formou na saída e nos arredores do aeroporto. Após tentarem invadir a área de embarque, eles entraram em conflito com os policiais militares, que formaram um cordão humano para impedir o avanço do movimento. Gás de pimenta foi lançado contra os manifestantes, para dispersá-los. Depois disso, a PM conseguiu liberar uma faixa para a entrada dos passageiros. Por volta das 13h, o protesto terminou. A categoria irá aguardar um posicionamento das empresas e afirma que novos protestos podem ocorrer ainda hoje, caso não haja negociação.

Ainda não há um consenso entre os trabalhadores e os empresários. Segundo o presidente do Sindicato dos Aeroviários, Luiz da Rocha, o protesto vai continuar até que as empresas tomem providências. Os trabalhadores na aviação civil reivindicam 11% de aumento e aplicação desse índice nos demais itens econômicos. Participam do protesto militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL) e da CUT/DF.

Manifestantes invadem a área de desembarque do aeroporto

Tensão
O começo da manhã foi complicado para quem precisou chegar cedo ao aeroporto. Por mais de uma hora e meia, o trânsito ficou totalmente parado. A tensão aumentou quando motoristas começaram a discutir com os manifestantes, pedindo que ao menos uma via fosse liberada. Só às 8h30, a Polícia Militar conseguiu negociar a desocupação das faixas e o trânsito voltou a fluir. Na hora da confusão, muitos subiram com os carros no canteiro central e invadiram a contramão para seguir. Dezenas de passageiros desesperados chegaram a sair dos veículos e correr pela via com as malas nas mãos, para não perder o horário de embarque.



A professora Cleo Medeiros, 57 anos, foi uma delas. Depois de enfrentar uma hora de engarrafamento de Taguatinga até o aeroporto, ela resolveu descer do carro do filho, que a levava, e completar o percurso a pé, com várias malas nos braços, mesmo sem ter certeza se iria chegar a tempo, já que o voo para Florianópolis (SC) sairia às 8h55. ;É sair correndo ou vou perder meu voo;, disse.

Trabalhadores invadiram saguão do aeroporto

Depois de liberarem o trânsito, os trabalhadores seguiram caminhando até os balcões de check-in do aeroporto e ocuparam parte do saguão. Gritando palavras de ordem, eles exibiam cartazes e faixas com pedidos de valorização da carreira. Segundo o Sindicato dos Aeroviários, a paralisação, de advertência, ;é contra a intransigência da bancada patronal do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, que se recusa em avançar em uma proposta de reajuste salarial com aumento real;.

[SAIBAMAIS]Transtornos
Segundo a Inframerica, o procedimento para tentar amenizar os transtornos causados aos passageiros é por conta de cada companhia aérea. No entanto, a companhia que administra o aeroporto afirma que enviou os ônibus de pátio da Inframerica para buscar os passageiros que ficaram presos no bloqueio feito na altura do balão do aeroporto. Segundo o último boletim divulgado pela companhia, dos 94 voos previstos entre 6h e 10h, 12 tiveram atrasos, mas nenhum foi cancelado. O consórcio explicou ainda que está prestando todo o apoio aos passageiros, com reforços de equipes de atendimento no saguão do aeroporto

O Aeroporto de Brasília deve receber 117 mil passageiros nos dias 22 e 23 de dezembro, um aumento de 7% se comparado ao mesmo período de 2013, devido à proximidade das festas de fim de ano. Nestas datas estão programados 1.014 voos comerciais entre pousos e decolagens.

[VIDEO1]

Com informações de Rodolfo Costa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação