Cidades

Após seis horas, terceirizados encerram protesto, mas greve continua

O secretário de Administração Wilmar Lacerda pediu paciência aos trabalhadores

postado em 22/12/2014 15:54
Via S1 (sentido Esplanada) ficou bloqueada por quase duas horas

Os funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços ao Governo do Distrito Federal terminaram o protesto em frente ao Palácio do Buriti na tarde desta segunda-feira (22/12). A manifestação durou seis horas, mas terminou sem acordo. Eles chegaram a fechar as duas vias do Eixo Monumental por quase duas horas.

[SAIBAMAIS]Segundo o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário, Prestação de Serviços e Serviços Terceirizáveis (Sindiserviços-DF), o secretário de Administração, Wilmar Lacerda pediu paciência aos trabalhadores. Ele disse aos representantes do sindicato que precisa se reunir com as outras pastas para saber o valor total da dívida e depois buscar recursos para pagar as empresas.

Cerca de 20 mil trabalhadores não receberam o pagamento referente ao mês de novembro, vale-alimentação e 13; salário. Eles atuam na área de limpeza, conservação e recepção dos hospitais, postos de saúde e escolas.

Está marcada para às 10h, desta terça-feira (23/12) uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) entre representantes do Sindiserviços e o GDF para tentar chegar a uma solução.

Professores
Os profissionais da educação se uniram aos terceirizados pela manhã para cobrar o pagamento referente ao auxílio natalício dos professores aniversariantes de dezembro e a correção de outros créditos.

Eles bloquearam a via N1 (sentido Rodoferroviária) por 20 minutos. O GDF garantiu que o dinheiro será repassado aos professores até a noite desta terça-feira (23/12).

A diminuição das receitas e o aumento de gastos com pessoal explicam o conturbado fim do atual governo. Em 2014, o Executivo local empenhou R$ 10,5 bilhões no pagamento de servidores públicos e terceirizados, totalizando 54% da arrecadação. Há quatro anos, o GDF usou R$ 5,3 bilhões para esse fim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação