Cidades

Vendas para o Natal no comércio crescem 2% contra uma expectativa de 3%

No natal de 2013, a expansão foi de 5,3%

Nathália Cardim
postado em 26/12/2014 11:44

Movimentação de pessoas para compras de Natal no shopping

Ao contrário do esperado, as vendas para o natal no comércio do Distrito Federal cresceram 2% contra uma expectativa de 3%. No natal de 2013, a expansão foi de 5,3%. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), causas como chuvas, alta do dólar e dos juros, inflação e crise no GDF, que afeta o pagamento de centenas de funcionários terceirizados, contribuíram para o cenário.

Ainda de acordo com a entidade, os presentes mais vendidos neste Natal foram roupas, calçados, perfumes e brinquedos. O levantamento do Sindivarejista indica que 87% das vendas nas mais de 30 mil lojas de rua e de shoppings foi feita por meio de cartões de crédito e débito.

Leia mais notícias em Cidades

Após o Natal, lojistas se preparam para o período de trocas. A temporada de será iniciada hoje e o consumidor deve levar nota fiscal e a embalagem do produto às lojas. De acordo com o Sindivarejista, os estabelecimentos devem oferecer descontos de até 50% em mercadorias, e as liquidações devem ir até fevereiro.

Veja reportagem da TV Brasília:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação