Cidades

Moradores do Entorno do Distrito Federal têm baixo nível de escolaridade

A população que mora na periferia metropolitana de Brasília tem baixo nível de escolaridade. O índice é bem inferior ao registrado na capital da República

postado em 23/01/2015 13:15
A população que mora na periferia metropolitana de Brasília tem baixo nível de escolaridade. O índice é bem inferior ao registrado na capital da República. Pouco mais de 4,5% da população dessas regiões têm ensino superior. Isso é o que mostra um estudo realizado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O cenário é agravado com a falta de perspectiva das pessoas em completar o ensino médio. Esse é um objetivo de uma minoria dos moradores dessas regiões.

O material completo será apresentado à imprensa nesta sexta-feira (23/1), às 14h. O estudo irá trazer os números contretos sobre a quantidade de jovens fora das salas de aula. Dezenas de milhares de moças e rapazes não frequentam as escolas por motivos como falta de vagas, de instituições suficientes, de transporte e de problemas de saúde.

Leia mais notícias em Cidades

Além disso, o prognóstico não é bom para futuros jovens da periferia. Isso porque 70% das 92 mil crianças menores de 6 anos estão fora de creches, maternal e pré-escolas, contra 28 mil inseridas em instituições de ensino.

Os dados coletados têm como base a Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD), realizada em 2013 pela Companhia, em parceria com o Governo do Estado de Goiás e as prefeituras dos 12 municípios que possuem relações de natureza metropolitana com o Distrito Federal: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Cocalzinho de Goiás, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação