Cidades

Ação social leva crianças carentes a shopping no Lago Norte

Onze garotos e garotas que vivem sob os cuidados do Lar Jesus Menino passaram um dia no estabelecimento do bairro nobre

postado em 27/01/2015 17:55

As crianças vivem sob a tutela do Lar Jesus Menino e foram tiradas de casa por conviverem com ambientes violentos

A distância entre o Núcleo Rural de Sobradinho e o Shopping Iguatemi, no Lago Norte, foi encurtada nesta terça-feira (27/1). Onze crianças entre 4 e 13 anos que nunca haviam visitado o local participaram de uma atividade lúdica. Mais que diversão, eles receberam uma lição especial: a da inclusão social.

Os 11 meninos e meninas, resgatados pelo Lar Jesus Menino por viverem em lares violentos, tiveram um dia de emoção e contato com horizontes antes desconhecidos. ;Por mais que a realidade deles seja dura, devemos os aproximar da cultura, lazer e de bens comuns da sociedade;, afirma a assistente social Tamara Cabral Soares.

A história deles é repleta de adversidades. Desde problemas com pais alcoólatras até casos de agressão. As crianças estão sob a guarda judicial do Lar Jesus Menino, onde moram, estudam e são acompanhados por cuidadores que garantem os direitos estipulados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). ;Não é fácil lidar com as dificuldades mas é preciso despertar o interesse de um futuro melhor;, diz o presidente da nstituição, Vilmar Valim Ribeiro.

Leia mais notícias em Cidades


No passeio, eles brincaram, tiveram acesso a conhecimentos de geografia, conversaram com outras crianças, além de participarem de um lanche oletivo. ;Sempre que possível fazemos atividades que possam ampliar os horizontes e fazer essas crianças se sentirem parte atuante da sociedade. Isso visa torná-las adultos mais participativos e atuantes em suas comunidades;, garante Tamara.

A iniciativa agradou aos pequenos. Raquel Oliveira (nome fictício), 9 anos, participou do passeio e gostou bastante. ;Foi muito legal. Eu me diverti muito;, disse.

Com informações de Otávio Augusto Silva

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação