Cidades

Bloco faz homenagem a Athos Bulcão em festa na próxima terça-feira

Criado por um grupo de amigos poetas, o bloco Rejunta meu Bulcão desfilará pela primeira vez, na próxima terça-feira, em homenagem ao artista. A característica pomba dos azulejos da Igrejinha marcará presença nas fantasias

postado em 13/02/2015 06:15
[VIDEO1]

Eles pegaram a argamassa da alegria e decidiram ir às ruas da capital, unindo brasilienses e quem mais se interessar por uma festa carnavalesca. Neste 2015, o bloco ;Rejunta meu Bulcão; desfila pela primeira vez em Brasília, sem apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) ou de empresas. Por dois anos, ele existiu apenas nos corações e nos repertórios de marchinhas de um grupo de amigos. Eles criaram o hino da folia, que mistura elementos característicos da cidade, como a tesourinha, a Baratinha e o Pacotão, e cujo integrante principal é a pomba figurativa dos azulejos de Athos Bulcão.

A ideia surgiu em 2013, quando a poetisa Marina Mara, 35 anos, vivia no Rio de Janeiro. Ela e cinco amigos, que também tinham morado em Brasília, sentiam falta de um carnaval de rua com brincadeiras e de um bloco completamente brasiliense. Entre uma conversa e outra, saiu a letra da marchinha em ritmo de samba-enredo: ;Rejunta, rejunta, rejunta meu Bulcão!”. Desde então, a canção ficou na ponta da língua e, a cada festejo, Marina e os amigos entoam a música. Por dois anos, o bloco existiu apenas no gogó. ;Quando a gente se deu conta, todo mundo já sabia o hino;, comentou.

Os amigos Vanderlei e Mana Gi celebram a união de poesia e carnaval do bloco Rejunta meu Bulcão

A proposta do grupo é levar arte e cultura para as ruas da capital com um toque especial dos confetes e das serpentinas. Outros artistas e poetas de Brasília se uniram aos seis foliões. Eles planejam fazer intervenções poéticas, como o projeto ;Troco poema por sorriso;, de Marina, protestos poéticos, levar bolas de sabão e pernas de pau. ;Mesmo quando morava lá (Rio), a gente vinha passar carnaval aqui. Brasília é uma cidade diurna e eu sentia falta de um bloquinho onde cada um faz a fantasia e pode levar as crianças;, disse Marina.

CANTE JUNTO!

Marchinha do bloco:

Rejunta!
Rejunta!
Rejunta meu Bulcão!
A pomba da
A pomba da
A pomba da igrejinha
A pomba gira
A pomba gira
A pomba gira na tesourinha
No carnaval
A danada da tesoura
Cortou a minha asa
E também
Da pomba-rola
Dizendo que azulejo
Não é lugar de pomba não
Rejunta meu bem rejunta
Rejunta meu Bulcão
Pararã pam pam
Rejunta!
Rejunta!
Rejunta meu Bulcão!
A pomba da
A pomba da
A pomba da igrejinha
A pomba gira
A pomba gira
A pomba gira na tesourinha
Pomba ficou de mal
Da senhora tesourinha
Que cortou seu barato
De sair na Baratinha
Pois sem as penas
Só dá pra sair no Pacotão
Rejunta meu bem rejunta
Rejunta meu Bulcão
Pararã pam pam
Rejunta!
Rejunta!
Rejunta meu Bulcão!


Programe-se
Bloco Rejunta meu Bulcão

Dia: 17 de fevereiro
Horário: 16h
Local: Praça dos Prazeres, quintal amoroso do Balaio Café, 201 Norte

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação