Cidades

Manifestantes de áreas irregulares liberam faixas do Eixo Monumental

Cerca de 60 pessoas fechavam a via desde as 11h30 quando souberam da ação de derrubada no Sol Nascente

postado em 02/03/2015 15:11
Os manifestantes que bloqueavam as faixas do Eixo Monumental, desde a manhã desta segunda-feira (2/3), liberaram o trânsito por volta das 14h. Cerca de 60 pessoas fecharam as faixas da pista S1, sentido Rodoferroviária, em frente ao Palácio do Buriti, por volta das 11h30. Eles protestavam contra a ação de derrubada da Agefis, em Nova Jerusalém, no Condomínio Sol Nascente.
O protesto começou às 6h30, quando os moradores fecharam o sentido contrário do Eixo Monumental. Em princípio, o grupo exigia que o Governo do Distrito Federal incluísse os moradores em programas habitacionais ou que iniciasse a regularização da Nova Jerusalém. O bloqueio durou cerca de 3 horas e complicou o trânsito na área central de Brasília. Por volta das 9h20, o governo convocou uma comissão de moradores para uma conversa e os manifestantes liberaram a via pela primeira vez.

No entanto, a reunião com a Subsecretaria de Movimentos Sociais e Participação Popular não resultou em acordo. E, por volta das 11h30, ao saber da operação no Sol Nascente eles iniciaram uma nova obstrução da via. Somente depois de negociação com as Polícia Militar, as três faixas, sentido Rodoferroviária foram liberadas. Não foi necessária uma operação de desvio dos militares, mas o trânsito apresentou lentidão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação