Cidades

Aniversário de 55 anos da cidade terá custo baixo e várias "sedes"

Governo mudará local de comemorações e contará apenas com artistas do Distrito Federal. Iniciativa privada, como ocorreu no carnaval, se torna saída para que a festa seja feita. Setor produtivo reclama da situação

postado em 06/03/2015 06:40
No ano passado, os brasilienses comemoraram os 54 anos da cidade com show do pagodeiro Thiaguinho
A comemoração do aniversário de 55 anos de Brasília será discreta. Com os cofres vazios, o glamour de um grande evento ficará para os próximos anos. O Governo do Distrito Federal (GDF) avalia o que pode ser feito, porém não tem recursos para financiar uma festa muito grande. A 46 dias da data, a regra é a mesma aplicada no carnaval e que promete atingir também as vias-sacras: nada de dinheiro público. A alternativa que tem ganhado força é a busca, novamente, do apoio da iniciativa privada.

A Secretaria de Turismo ainda não definiu a programação. Atividades culturais, esportivas e shows com artistas locais estão garantidos pelo governo, graças ao suporte de empresários. ;Tem um grupo elaborando a programação. As secretarias de Cultura, Esporte, Turismo, Educação e a Casa Civil trabalham nisso. A ideia é gastar pouco, o mínimo possível;, ressaltou o chefe da Casa Civil, Hélio Doyle.

A estrutura e o endereço da festa também vão mudar. O governo não fará eventos na Esplanada dos Ministérios, local tradicional das comemorações. Assim, as comemorações serão distribuídas pela cidade. ;Vamos optar por vários lugares. Não somos a favor de montar estruturas naquela área tombada. Isso degrada o local, por exemplo, o gramado;, afirmou o chefe da pasta. No ano passado a festa reuniu 40 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, onde sete artistas se apresentaram. O principal deles foi o cantor de pagode Thiaguinho.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação