Cidades

Distrito Federal recebe torneio nacional de robótica até domingo

Seiscentos estudantes de todo o país se reúnem no Centro de Convenções Ulysses Guimarães para a competição; visitação é aberta ao público

postado em 14/03/2015 15:24

[FOTO408637]

Até domingo (15/3), Brasília é palco do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). No total, 600 estudantes de 9 a 16 anos estão na capital para a competição. O evento é aberto a visitantes, que poderão assistir a disputas em que robôs construídos com Lego realizam uma série de atividades em pouco mais de dois minutos. Além disso, quem for ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães encontrará estandes onde os participantes apresentam projetos desenvolvidos por eles na área de educação e aprendizagem, tema do torneio deste ano.

O estudante de direito Ueldo Gonçalves, 40 anos, foi ao evento na manhã deste sábado (14/3), acompanhado da esposa, Elisângela Gonçalves, e do filho, Thiago, 9. ;Essa é uma boa opção de passeio porque reúne a juventude. Eles podem contribuir para o futuro com as invenções apresentadas aqui;, disse. A etapa nacional reúne as 60 melhores equipes do país. O time vencedor poderá participar do torneio mundial, World Festival, que será realizado em Saint Louis (EUA) entre 22 e 25 de abril.

Os participantes são avaliados em quatro categorias: design de robô, em que os alunos projetam, constroem e programam o equipamento e depois apresentam o desenho mecânico, a estratégia utiizada e a programação desenvolvida; desafio do robô, em que são disputadas três rodadas de 2min30s para executar missões na mesa de competição com os robôs; projeto de pesquisa, que é a proposta de intervenção a um problema na área de educação; e os valores centrais do torneio (core values), como o trabalho em equipe e a competição amigável.

Leia mais notícias em Cidades


O estudante Guilherme Augusto de Oliveira, 15, participa da competição com e equipe ItapeRobota, de Itapetininga (SP). O projeto do time é a criação de uma Olimpíada Brasileira de Educação Política, para estimular a conscientização sobre o assunto entre crianças e jovens. ;É muito legal participar do campeonato nacional porque aqui é cheio de culturas diferentes e podemos apreder mais com os projetos das outras equipes;, afirma.

O torneio é promovido pelo grupo dinamarquês Lego e pela organização norte-americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First) em mais de 80 países e envolve mais de 200 mil jovens por ano. No Brasil, este é o 11; ano do campeonato, que ocorre há 17 anos no mundo.

Serviço
Torneio de Robótica FLL
Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Setor de Divulgação Cultural do Eixo Monumental)
Sábado e domingo, 14 e 15 de março
Das 8h às 18h
Entrada franca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação