Cidades

Comércio no DF tem queda de 6,34% em fevereiro, aponta pesquisa

Os dados são da Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio)

postado em 24/03/2015 11:08
As vendas no comércio do DF tiveram queda 6,34% em fevereiro, comparado ao mês anterior. O mesmo aconteceu no setor de serviços, com redução de 7,03%. Comparado a 2014, o desempenho nesses dois setores também foi negativo (-17,36%). Os dados são da Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio).

Leia mais notícias em Cidades
O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, acredita que os índices de fevereiro tenham relação com o fechamento de algumas lojas durante o feriado do Carnaval e com o fato de fevereiro ser um mês com três dias a menos do que janeiro. Ele também atribui a queda à possibilidade dos consumidores estarem poupando parte da renda para atender às obrigações tributárias de início de ano.

Apenas dois segmentos do comércio registraram alta em fevereiro de 2015, o de livraria e papelaria, com 15,73%, e o de calçados, com 5,76%. Os outros segmentos registraram queda, como autopeças e acessórios e móveis e decoração. No caso do setor de serviços, o destaque foi para os segmentos de autoescola, com 17,5%, casa de eventos, com 14,97%, aluguel de artigos para festa, com 5,62% e, por fim, o ensino de idiomas, com 1,41%. Nessa mesma área, tiveram queda, por exemplo, academia, salão de beleza e clínica de estética.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação