Cidades

Secretário de segurança recomenda o não uso de armas de fogo ao Detran

Arthur Trindade, titular da Segurança Pública e da Paz Social, informou ao diretor-geral da autarquia, Jayme Amorim, o posicionamento da pasta

Isa Stacciarini
postado em 26/03/2015 16:00
Agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não poderão mais utilizar armas de fogo durante o trabalho. Pelo menos no que depender da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. O secretário da pasta, Arthur Trindade, recomendou ao diretor-geral do Detran, Jayme Amorim, a interrupção do armamento por parte dos auditores em serviço até que haja um parecer jurídico sobre a situação.

[SAIBAMAIS]A indicação vale até que Procuradoria Geral do Distrito Federal (PGDF) se posicione sobre a autorização ou não do porte das pistolas. O pedido da pasta impede que os auditores usem os revólveres durante fiscalizações de trânsito, ações de controle do fluxo viário e demais ocorrências que envolvam tráfego de veículos.

Leia mais notícias em Cidades

O imbróglio a respeito do porte de arma para a categoria envolve a Justiça federal e local. Embora atualmente os servidores apresentem como justificativa para o uso do armamento no trabalho o certificado de registro emito pela Polícia Federal, o documento não é válido para o exercício da função pública, como o Correio mostrou na edição impressa desta quinta-feira (26/3). Em nota, o Detran informou que a recomendação " já está sendo repassada aos agentes de trânsito nos diversos plantões, com cumprimento imediato".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação