Cidades

Deficit de R$ 8,5 mi do Pronatec põe aulas de 1,5 mil alunos do DF em risco

Estudantes matriculados nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial estão com as classes suspensas por falta de pagamento do governo federal

postado em 01/04/2015 08:24
A aluna de secretariado do Senac Dayane Pereira (à esquerda), com colegas de curso:

As aulas de 1,5 mil alunos matriculados nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Distrito Federal estão suspensas por falta de pagamento. O governo federal não destina verba para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) desde janeiro. Além disso, atrasou parcialmente algumas parcelas de 2014. Com isso, o deficit chega a R$ 8,5 milhões.

Sem o dinheiro, estudantes de 68 turmas não têm previsão de voltar aos estudos para a formação profissional em áreas da saúde, turismo, administrativas, setor hoteleiro, entre outras. Caso o pagamento não ocorra, 150 professores podem ser demitidos. A situação só será normalizada se o Ministério da Educação fizer os repasses. A promessa do órgão é de que o pagamento ocorra no início de abril.

Leia mais notícias em Cidades

Enquanto isso, os alunos estão apreensivos. Muitos contam com a formação para ingressar no mercado de trabalho. ;Não temos condições de pagar um curso como o que o Senac oferece. Com a suspensão, vamos demorar mais para nos formar. Temos medo ainda de que o Pronatec acabe;, disse Dayane Jenifer Gomes Pereira, 17 anos, do 2; módulo do curso técnico em secretariado.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, assine.php","pagina":"","id_site":"","modulo":{"schema":"","id_pk":"","icon":"","id_site":"","id_treeapp":"","titulo":"","id_site_origem":"","id_tree_origem":""},"rss":{"schema":"","id_site":""},"opcoes":{"abrir":"_blank","largura":"","altura":"","center":"","scroll":"","origem":""}}">clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação