Cidades

#tamojuntomichel: militar com leucemia encontra doador de medula compatível

Em aproximadamente nove dias, Michel deve fazer o transplante que vai salvar sua vida

Ailim Cabral
postado em 01/04/2015 23:08
Em aproximadamente nove dias, Michel deve fazer o transplante que vai salvar sua vida

Demorou quase um ano a procura por um doador de medula óssea, com direito a uma campanha internacional e aproximadamente 10 mil cadastros no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Mas graças ao movimento #tamojuntomichel o militar Michel Maruyama, 31 anos, encontrou um doador compatível. Em cerca de nove dias, deve fazer o transplante que vai salvar sua vida.

A irmã mais nova do militar, Cristiane Maruyama, 30, conta que a família soube há quatro dias que um doador com 90% de compatibilidade havia sido encontrado. A expectativa foi grande enquanto o doador anônimo fazia exames e era consultado. Nesta quarta-feira (1;/4) pela manhã, veio a confirmação: a pessoa estava apta e disponível para doar a medula óssea. ;Estamos em comoção. O telefone não para e nós queremos compartilhar a notícia. Estamos comemorando bastante com todos que ajudaram fazem parte dessa vitória;, conta Cristiane, entre emoção e euforia.

Michel foi para Curitiba e está internado desde ontem fazendo um tratamento pré-transplante. Cristiane conta que a família ainda não tem nenhuma informação sobre o doador, cuja identidade é protegida, mas que não poderia estar mais grata e feliz. Ela lembra que o irmão recebeu a notícia com serenidade e disse a ela que isso era apenas ;a concretização de toda certeza e fé em Deus e de que tudo ia dar certo;.

Diagnóstico
Michel recebeu o diagnóstico de leucemia mieloide aguda (LMA) em 21 de março de 2014, após sofrer de fadiga e anemia grave. Depois de diversos ciclos de quimioterapia, a doença regrediu e Michel se tornou candidato para o transplante de medula. Mas a felicidade durou pouco: nenhum dos familiares era doador compatível. A má notícia não foi o suficiente para desanimá-los e logo iniciaram uma campanha em busca de um doador, além de incentivar as pessoas a se cadastrarem no Redome. A campanha ganhou a redes sociais. Famosos, como o jogador de futebol David Luiz, o cantor Luan Santana, a dupla sertaneja Munhoz e Mariano e o ator Fábio Assunção, aderiram a campanha #tamojuntomichel e gravaram vídeos de apoio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação