Cidades

Refúgio: advogado Ulisses Riedel abre as portas da fazenda em Brazlândia

Na série de reportagens sobre o paraíso dos brasilienses, Ulisses mostra sua fazenda, onde a natureza e a paz imperam

postado em 05/04/2015 07:42

[VIDEO1]

O refúgio do advogado Ulisses Riedel, 81 anos, é como uma pintura romântica em pleno cerrado. Tudo o que a natureza pode propor para uma pessoa relaxar e buscar tranquilidade está ali. Cachoeiras, a luz do sol, uma vista apaixonante, o barulho de pássaros e uma imensidão verde. O encanto de Riedel pelo local, próximo a Brazlândia, foi como amor à primeira vista. Depois de conhecer o terreno, esperou por cinco anos até ter as condições que lhe permitiriam adquiri-lo. O proprietário pediu mais do que a fazenda valia e, mesmo assim, o advogado não se importou. De posse do espaço, ele a transformou na sede de uma organização não governamental, a Paraíso na Terra. Lá, ocorrem encontros, meditações e palestras sobre paz mundial, fraternidade, vegetarianismo, espiritualidade, entre outros temas.

;Não podia querer um lugar desses só para mim. Queria compartilhar com milhares de pessoas;, resume Ulisses, ao fim da visita, certo de que tomou a melhor decisão. Há 40 anos, o advogado frequenta o local e, cada vez que vai, desaparece a vontade de voltar para a cidade. ;A energia daqui me conquistou. É uma presença de paz, de tranquilidade e de plenitude, ao contrário da agitação de Brasília. A vida urbana, do jeito que a gente leva, é equivocada. Sempre sustentei que deveria estar mais perto das cachoeiras e da natureza;, comenta. A opção conquistou a família e hoje é passada de geração em geração. O advogado tem sete filhos, 26 netos e quatro bisnetos. ;Carrego um mundo de gente quando venho para cá. Minha esposa é minha grande companheira;, acrescenta.

A origem dessa ligação com o verde começou com a mãe de Ulisses. Ele conta que foi criado com a ideia de amor à vida, à natureza e aos animais. ;Minha mãe costumava me dizer que criatura de Deus a gente não mata. Lembro quando tinha 5 anos e apareceu uma aranha em casa. Saímos correndo para chamá-la e ela nos ensinou a salvar o animal e devolvê-lo ao hábitat;, recorda. Desde então, já se passaram mais de 70 anos. O advogado nunca comeu carne de qualquer origem animal. Na fazenda, as interferências são pequenas. As construções simples e rústicas se perdem no meio do verde. Quando surge uma cobra cascavel no meio da estrada de terra, Ulisses faz questão de descer do carro para garantir que o bicho siga o caminho sem ser interrompido. ;Minha mãe exerceu grande influência na minha vida. Lembro de ela dizer: ;Filho, quando você crescer, quero que seja um benfeitor da humanidade e não um grande médico, engenheiro ou advogado;;, conta.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação