Cidades

Brasiliense se prepara para deixar a Terra em uma nave espacial

Pedro Doria Nehme, de 23 anos, ganhou uma viagem ao espaço de uma companhia aérea

Flávia Maia
postado em 09/04/2015 06:05

Pedro começou uma dieta restritiva e tem se exercitado: ansiedade

Viajar pelo espaço não é tão fácil como parece nos sonhos e nos filmes. Sair da órbita terrestre exige muito esforço, treinamento e uma dieta equilibrada. Desde outubro, o brasiliense Pedro Doria Nehme, 23 anos, passa por essa agitada fase de preparação para a sua viagem espacial. Ele será o primeiro civil brasileiro a deixar a Terra em uma nave. A data do embarque ainda não foi agendada, mas a fase de preparação causou tanta curiosidade que o estudante de engenharia elétrica resolveu escrever as experiências em um blog. ;A ideia é apresentar como se dá a preparação e as dificuldades que uma pessoa ;normal; passa para fazer um voo espacial;, explica Pedro.

Leia mais notícias em Cidades

Pedro ganhou a promoção da companhia aérea holandesa KLM em abril de 2013. A mensagem ;Parabéns! Você ganhou uma viagem para o espaço; veio cheia de alegria e expectativa para o estudante. Apaixonado pelo espaço, descobriu a campanha promocional na internet. A competição consistia em acertar a que ponto (latitude, longitude e altitude) um balão cheio de ar iria estourar no espaço. Pedro acertou e começou a sua corrida espacial.

O primeiro passo de Pedro rumo ao espaço foi melhorar o condicionamento físico ; passou a fazer musculação e a correr em dias alternados. A ideia era estar com o corpo preparado para a fase de testes. Além dos exercícios, começou uma fase de restrições alimentares. Comida ou bebida com cafeína, teína (presente em chás, por exemplo), chocolate, álcool ou frutas cítricas deveria ser evitada, além das recomendações de escolher alimentos sem gordura e açúcar.

;A dieta é mais para ter leveza. Em relação aos alimentos como chocolate, café, teína e frutas cítricas, eles devem ser evitados por conta do labirinto. Eles estimulam o labirinto e, ao ingeri-los, a pessoa pode ficar mais tonta, atrapalhando o desempenho no treinamento.; O estudante explica que pode comer as substâncias. Porém, faltando um mês para a viagem, estarão proibidas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação