Cidades

Polícia Militar desiste de retirar as 318 Pajeros das ruas do DF

Ao invés de patrulhamento ostensivo, os veículos serão utilizados exclusivamente para policiamento comunitário e de trânsito. O uso do cinto de segurança será obrigatório para todos os militares

Isa Stacciarini
postado em 16/04/2015 19:26
Depois de anunciar que as 318 Mitsubishi Pajero seriam retiradas das ruas do DF por questão de segurança, a Polícia Militar desistiu da decisão e estipulou normas para que os militares utilizem os veículos. Entre elas, a velocidade máxima de 60km/h. O comando também anunciou que os carros vão mudar a destinação. Ao invés de patrulhamento ostensivo, serão utilizados exclusivamente para policiamento comunitário e de trânsito. O uso do cinto de segurança será obrigatório para todos os militares.

[FOTO1]Segundo o subchefe da Comunicação Social da PM, tenente-coronel Antônio Carlos Santana, os atendimentos às ocorrências serão feitos por outros modelos. ;As Pajeros serão exclusivamente para patrulhamentos comunitários e em blitz de trânsito, que são atividades mais paradas, e não provoca um desgaste nos veículos. A nossa preocupação é garantir a segurança. Todos os militares deverão utilizar o cinto de segurança até que os trabalhos sejam finalizados;, explicou.

A decisão foi tomada depois dos últimos episódios de acidente registrados com os veículos. Uma comissão foi montada para avaliar a manutenção das camionetas, que ficarão paradas até a conclusão do relatório.

A Mitsubishi afirmou, em nota, que já forneceu 2 mil veículos Pajero Dakar para as forças policiais de todo o país e "não houve registro de problemas ou reclamações em relação aos carros". A empresa destacou que está à disposição para prestar qualquer esclarecimento sobre os produtos.

Leia mais notícias em Cidades

Por volta das 17h30 desta quinta-feira (16/4), o tenente-coronel tinha dito que o comando da PM havia determinado tirar todas as Mistubishi Pajero de circulação. Na ligação, o oficial disse que uma equipe especializada havia vistoriado toda a frota. Ele tinha garantido que a decisão não afetava o policiamento da capital federal. ;Temos viaturas de outros modelos. Por isso, a quantidade é suficiente até que o relatório seja concluído. Tomamos essa decisão para que não restem dúvidas sobre os acidentes envolvendo esses veículos;, explicou.

Ainda antes de anunciar que as Mistubishi Pajero permanecerão nas ruas, Santana previa que até a próxima semana o relatório seria concluído, mas, agora não há mais prazo. ;Nenhuma Pajero pode rodar até que haja a definição da comissão sobre os possíveis problemas mecânicos que surgiram nos veículos. Toda vez que há um número razoável de acidentes, o comandante-geral estabelece uma comissão para estudar e avaliar a situação das viaturas;, havia esclarecido.

A comissão é formada pelo comandante do Centro de Suprimento de Manutenção da PM e outros militares especializados em manutenção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação